Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Eventos Extensão

 

 

PROGRAMAÇAO

10 de novembro — Manhã

Abertura:

Tema: A Implantação e Funcionamento dos NAPNE’S no IFAP – Breve histórico da Inclusão e a forma como cada NAPNE instituído deverá trabalhar baseados na Regulamentação.

Professora Nazaré Ramalho Amorim— 8:00 ás 8:40.

 

PALESTRA:

Tema: Papel e Funcionalidade do CAS na Inclusão de Pessoas Surdas na Vida Social, Educacional e Laborativa.

Professora Ione Assis— 8:45 às 9:15 horas.

INTERVALO — 09:15 às 09:30

Depoimento:

Um caso de sucesso de uma pessoa com Necessidades Educacionais Específicas (surdez).

Professora Maria José Noronha— 09:35 às 10:05 horas.

Apresentação das equipes dos NAPNE’S de cada Campi baseado na sua realidade:

NAPNE Campus Macapá

Apresentação da Coordenadora e da Equipe que integra o Núcleo;

Funções do NAPNE;

Servidores do NAPNE Macapá, cada qual falará sobre sua atuação dentro do Núcleo;

Quadro de alunos que o Núcleo atende e como se dá tal atendimento de acordo com suas necessidades;

Que tipos de acessibilidade dispõem para atender às pessoas com necessidades Educacionais Específicas;

Barreiras arquitetônicas, atitudinais, físicas e sociais.

Horário: Das 10:10 às 11:20 horas.

Cantata Natalina em libras

Professora Estela Gayoso Nunez - Campus Porto Grande.

Horário: 11:35 às 12:00 horas.

Tarde— Continuação da Apresentação dos NAPNE’S:

Porto Grande;

Santana;

Laranjal do Jari;

Oiapoque ;

Horário: 14:00 às 15:00 horas.

PALESTRA

A Importância da Implantação dos NEABI’S ( Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) no IFAP.

Professora Marilda Pereira.

Horário: 15:05 ás 15:40 horas

Encerramento: 16 horas

Público Alvo: Servidores, Técnicos Administrativos, Docentes, Discentes e Comunidade.

 

 

 

 

Objetivos

O II Aberto do IFAP de Xadrez tem por objetivo incentivar a prática do esporte no estado, promover o desenvolvimento dos alunos do Instituto, permitindo que os mesmos troquem experiências com jogadores profissionais e de alto rendimento, distribuir pontos entre os participantes que contarão na disputa por uma das cinco vagas na segunda fase do CAXA 2017, objetivando ainda promover a interação entre os enxadristas amapaenses e de outros estados e movimentar os RATING CBX e FIDE dos mesmos.

Direção, Organização e arbitragem

Organização: Organizador CBX Marcos Paulo de Souza Monteiro- ID 5934 Direção: Erika Bezerra

Arbitragem: Árbitro Principal - AA Liu Kim Ferreira Dias - ID 969 Árbitro Auxiliar - AA Paulo Silva dos Santos - ID 967

Local

Villa Nova Shopping

Endereço: Avenida Presidente Vargas, Centro, Macapá/AP.

Observação: O Torneio ocorrerá ou na Sala IPOG ou na Sala de Treinamentos SEBRAE, ambas no 2º Piso e próximas ao Playground.

Programação

12/10/2017 (Quinta-feira) 

13h:00 - Abertura e Congresso Técnico

14h:00 - 1º Rodada

19h:00 - 2º Rodada

13/10/2017 (Sexta-feira) 

19h:00 - 3º Rodada

14/10/2017 (Sábado)

14h:00 - 4º Rodada

19h:00 - 5º Rodada

15/10/2017 (Domingo)

13h:00 - 6º Rodada

Premiação Logo após a última rodada

 

 

O Startup Weekend é um evento de imersão que visa fortalecer o empreendedorismo inovador por meio de atividades práticas que possam transformar-se num modelo de negócio viável e monetizável, gerando assim desenvolvimento econômico para o Estado do Amapá. O evento ocorreu em 54 horas ininterruptas e reuniu um público de participantes de 100 pessoas, entre estudantes, designers, especialistas em marketing e potenciais empreendedores para uma competição de ideias com foco no empreendedorismo inovador.

 

MENTORES:

Antônio Fascio

Fundador e CEO do OrçaFascio, Analista de negócios, coordenador de informática da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, vencedor da campus party recife 2014 como equipe destaque.

Daniela Braga

Formada em Administração e MBA em Gestão Empresarial pela Faculdade do Amapá -. FAMAP Atua no Mercado no Ensino desde Superior de 2007, lecionando disciplinas PARA O curso de Graduação em Administração, Logística e Contabilidade na Estácio do Amapá. Credenciada NÃO Sebrae em Instrutoria, na Linha de Empreendedorismo e Educação Empreendedora. projeto Pensador Pela Escola design Thinking de São Paulo.

Renato Ribeiro

Trabalha com tecnologia desde 1995, atuando em diversos seguimentos, dentre eles Segurança da Informação. Especialista em produtos e soluções Apple, recebeu treinamento para instrutores dentro dos centros de formação Apple na Inglaterra, França e Estados Unidos. É fundador da IDS Tecnologia, empresa autorizada a ministrar treinamento e consultoria Apple no Brasil. Tem forte experiência em eventos internacionais como Apple WWDC, Hong Kong Eletronics Fair e diversos hackathons, dentre eles o Evernote & Honda Hackathon 2013, no qual foi um dos ganhadores. Atualmente dedica seu tempo para a startup “Simply As” coordenando e ministrando cursos de imersão no Vale do Silício sobre inovação e empreendedorismo, além de escrever semanalmente artigos para a série Appreendedor publicada nos portais Startupi e MacMagazine.

Jeferson Morais

Analista de Sistemas, Especialista em Gestão de Processos Gerenciais. Atualmente atua com Economia Criativa Digital no SEBRAE TO, com experiência no atendimento a Startups Digitais, co-founder do Google Business Group Palmas, participante do Movimento Startup Tocantins, vencedor dos prêmios Sebrae de Inovação 2013 e 2014.

Danuza Magalhães

Economista; Consultora Empresarial; Facilitadora do EMPRETEC/ONU; Consultora e Facilitadora do SEBRAE/AC; Sócia Diretora da Empresa Biotécnica Consultoria em Negócios Sustentáveis; Sócia Diretora do Instituto Ecoamazon; Coordenadora Geral do Programa Estadual de Economia Solidária do Acre (2007/2009 - Governo do Estado do Acre); Coordenadora Técnica do Projeto de Tríplice Certificação da Castanha do Brasil na Resex Chico Mendes (2004/2006 - Instituto Ecoamazon).

Felipe Ferreira

Diretor Executivo da InovaDados há 9 anos e CEO do Projeto www.proesc.com. Pós-graduado em Engenharia de Software, Bacharel em Sistemas de Informação. Especialidades: Soluções Tecnológicas Para uma Educação, Desenvolvimento de software, empreendedorismo, Métodos Ageis de Desenvolvimento e startups.

Gilberto Almeida

Possui graduação em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO e pós graduação em ANÁLISE DE SISTEMAS E BANCO DE DADOS pela Faculdade Atual. Atuou como gerente do projeto URANO - Sistema de Processo Eletrônico do Ministério Público do Estado do Amapá. É funcionário de carreira do Ministério Público do Estado do Amapá e um dos idealizadores do projeto ARTEAMAZON.COM - Galeria de Artes On line.

Fernando Grisi

Graduado em Administração de Empresas pela PUC SP, Mestre em Administração pela PUC SP, MBA Executivo em Gestão Empresarial pela ESPM. Professor de Pós Graduação no SENAC Em 2012 recebeu prêmio pelo Estado de São Paulo como JOVEM LIDER no Fórum de Líderes por ser uma das lideranças mais ativas do empresariado brasileiro. Pesquisador do NUCLEO DE ESTUDOS DO FUTURO da PUC SP Coordenador de Educação Empreendedora da CONAJE Participa do FJE – Fórum de Jovens Empreendedores da ACSP – Assoc. Comercial de SP STARTUP de Educação: CULTURA EMPREENDEDORA Mentor e Consultor do Programa de Pré Aceleração IGNITIONS Professor da Clinton Education.

Claudio Nascimento

Claudio Nascimento é Diretor de Tecnologia de Olinda, Vice Presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, Conselheiro do Porto Digital em Recife e atua tambem como Diretor executivo na America do Sul da ONG Update Cities e é representante no Brasil da OASC - Open & Agile Smart Cities e um dos realizadores do movimento Brasil+Empreendedor.

Elton Carvalho

Formado em Sistemas para Internet, foi representante do estado do Amapá em Web Designer em 2016 nas Olimpíadas do conhecimento e atualmente é desenvolvedor web e web designer na OrçaFascio.

 

JURADOS:

Lindomar Ferreira

Isana Alencar

Rafael Pontes

Yuri Bezerra

Jaime Nunes

 

FACILITADOR

Daniel Goettenauer

É Bacharel em Sistemas de Informação(ULBRA) e Desenvolvimento de Software(IFAM), Especialização em Governança de TI(SENAC-RIO) e MBA em Gerenciamento de Projetos(FGV). Co-Fundador do Blog Qualidade Manaus e da Comunidade Jaraqui Valley. Coordenador da primeira aceleradora do Norte do Brasil a FabriQ Aceleradora, gerente operacional do Cardume Coworking e Sócio da Startup Teewa. Organizador Líder do Startup Weekend Manaus e Facilitador Brasil do Programa Startup Weekend Techstars. Experiência de 17 anos na área de Tecnologia da Informação.

MENÇÃO HONROSA:

Minha Rota: Soluções de acessibilidade ao transporte público

EQUIPE:

Erivandra Baia

Karen Amaral

Gabriel Eudes

Michael Matheus Pereira

Elton Souza

Nathalia Gomes

 

1º LUGAR

Teles- Soluções em telecomunicações ( aplicação para atendimento virtual para provedores de acesso a internet)

EQUIPE:

Bruno Cardoso

Isabella Alencar

José Gabriel Quirino

Danilo Pantoja

Vinicius Machado

Melque Lobato

 

2º LUGAR

Fast Party (Inovação para o mercado de casas noturnas)

EQUIPE

Andrea Catarine Farias

Eduarda Iglézias

Antony de Jesus Lima

 

3º LUGAR

Savesc (Sistema de Avaliação Escolar)

EQUIPE:

Daniel Marques

Filipe de Oliveira

Vitor Almeida

Lidia Teixeira

Hendrel da Silva

Rodrigo Araújo

Marcelo Gonçalves

 

PARCEIROS:

Sebrae;

Senai;

Orçafascio, Proesc.

 

PATROCÍNIO:

Você Telecom;

InHands;

Academia PME;

Dep. Josi Araújo;

Dep. Cabuçu Borges;

Senador Randolfe;

Prefeitura de Macapá.

 

 

1º Encontro de Inovação do Ifap: Economia Digital, Criativa e Solidária

Quando: 10, 11 e 12 de março de 2017

Onde: Campus Santana

 

Objetivos principais:

  • Promover integração entre Instituto e comunidade interna e externa, através do fomento ao desenvolvimento de empreendimentos inovadores e sustentáveis da Economia Digital, Criativa e Solidária.
  • Disseminar a atitude empreendedora no estado do Amapá.
  • Estimular a criação de empreendimentos criativos inovadores e sustentáveis.
  • Promover o relacionamento com pessoas inovadoras com foco na mudança de mindset.

A programação foi composta de cursos FIC, palestras, workshop, mesa-redonda, além de conversas livres, Quiz de Inovação e momentos de cultura e descontração.

Instituições Parceiras

Universidade Federal do Amapá (Unifap)

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)

Startup OrçaFascio

Startup Proesc

 

 

Start Ifap

 

Evento de empreendedorismo inovador, realizado de forma itinerante em quatro municípios: Macapá, Santana, Porto Grande e Oiapoque.

Objetivos principais:

  • Promover integração entre Instituto e comunidade interna e externa, através do fomento e disseminação do ecossistema inovador das startups.
  • Disseminar a atitude empreendedora no estado do Amapá.
  • Discutir o fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo digital.
  • Estimular a criação de empreendimentos criativos inovadores e sustentáveis.

 

Público-alvo: Empreendedores, acadêmicos, professores, desenvolvedores, prestadores de serviços, incubadoras, aceleradoras de negócios e demais interessados em conhecer melhor o ecossistema Startup.

 

Programação:

  • Campus Macapá: 17/04/17
  • Campus Porto Grande: 17/04/17
  • Campus Santana: 18/04/17
  • Campus Avançado Oiapoque: 20/04/17

 

Workshop | Startup: conceitos básicos para o sucesso [com Daniela Braga]

Palestra | Startup: O que é? [com Antônio Fascio]

 

Ministrantes:

 

Antônio Armando Barrau Fascio

CEO do OrçaFascio, Analista de Negócios, Acelerado pela Aceleratech em 2014 e StartupFarm em 2016. Equipe destaque da Campus Party Recife 2014 (Startup and Makers).

Daniela Alves Braga de Souza

Formada em Administração e Especialista MBA em Gestão Empresarial pela Faculdade do Amapá (FAMAP). Atua no Mercado no Ensino desde Superior de 2007, lecionando nos Cursos de Graduação em Administração, Logística e Contabilidade na Estácio do Amapá. Credenciada no Sebrae em Instrutora, na Linha de Empreendedorismo e Educação Empreendedora. Projeto Pensador pela Escola Design Thinking de São Paulo.

Instituições Parceiras:

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)

Startup OrçaFascio

 


Simpósio de Inovação Tecnológica

 

Evento itinerante realizado em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propresq).

 

Programação:

  • Campus Avançado Oiapoque: 28 de agosto de 2017
  • Campus Macapá: 30 de agosto de 2017.
  • Campus Laranjal do Jari: 01 de setembro de 2017

 

Temas:

 

  • Propriedade Intelectual e Informações Tecnológicas – O Que Todo Mundo Deveria Saber
  • Mesa de Discussão: Gestão da Propriedade Intelectual

Com: Henry Jun Susuki

Sócio Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica Ltda (Brasil), Principal Consultant da Innovalyst LLC (Estados Unidos), Agente de Propriedade Industrial (INPI BR), Empreendedor e

Inventor. Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo e Pós– Graduado em Administração de Empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing.

 

  • Núcleos de Inovação Tecnológica e a Relação com o Setor Produtivo
  • Mesa De Discussão: Nit e as Estratégias de Atuação

Com: Tadeu Pissinati Sant'Anna

Assessor para Implantação de Polos de Inovação e docente do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Possui larga Experiência em Desenvolvimento de Habitats de Empreendedorismo e Inovação, Gestão de Pesquisa Aplicada, Incubadoras, Centros de Inovação e Parques Científicos e Tecnológicos.

 

Jogos Internos do Instituto Federal do Amapá

Evento desportivo de Seletiva para os Jogos dos Institutos Federais (JIF)

Quando: 10 a 13 de maio de 2017

Onde: Campus Santana

Modalidades: Futsal, Basquete, Voleibol, Vôlei de Areia, Tênis de Mesa e Xadrez.

Participantes: Atletas dos campi Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Porto Grande e Campus Avançado Oiapoque.

 

 

Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)

 

Etapa Estadual da prova prática da OBR.

 

A OBR estabelece anualmente uma tarefa, e os alunos deverão construir robôs que atendam

a esta tarefa. A Modalidade Prática possui dois níveis distintos:

  1. Nível 1: voltada aos alunos do atual ensino fundamental de 9 anos aprovado pelas

diretrizes do MEC ou equivalente; referente a categoria da RoboCup/CBR: RoboCup Junior Rescue

Line Primary;

  1. Nível 2: voltada aos alunos do ensino médio, técnico (ou equivalente), incluindo alunos

matriculados em cursinho pré-vestibular (em Instituição de Ensino). Não estão aptos a participar

alunos que estejam cursando ou tenham sido aceitos em qualquer curso superior; referente a

RoboCup Junior Rescue Line Secondary.

 

Quando: 12 de agosto de 2017, a partir das 10h.

Onde: Shopping Amapá Garden

 

Equipe de Coordenação:

Wellington Damasceno

Clayton Jordan Espíndola do Nascimento

Erika da Costa Bezerra

Dimitri Alli Mahmud

Rafael Cavalcante da Costa

José Carlos Corrêa de Carvalho

Hilton Bruno Pereira Viana

 

Apoio:

Universidade Federal do Amapá (Unifap)

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amapá (Setec/AP)

Shopping Amapá Garden

 

4º Encontro de Extensão do Ifap

Com o tema “Compartilhado Ideias”, a quarta edição do Encontro de Extensão será realizada no Campus Santana, nos dias 17 e 18 de agosto de 2017.

Objetivo-Geral: interação entre a PROEXT e os Departamentos de Extensão dos campi; divulgação e discussão das ações de extensão do IFAP; validação da minuta do Plano de Ação da Proext 2018 além de troca de saberes e experiências entre os extensionistas.

Público-Alvo: Diretores e Coordenadores de Extensão e Estágio, Coordenadores do Napne, Coordenadores do Neabi, Responsáveis pela Relações Internacionais dos campi.

Fim do conteúdo da página