Pró-Reitoria de Extensão

A Pró-Reitoria de Extensão é o órgão executivo que planeja, superintende, coordena, fomenta e acompanha as atividades e políticas de extensão, relações com a sociedade e interação com processo produtivo, articuladas ao ensino e a pesquisa. Atua no planejamento estratégico e operacional do Instituto Federal do Amapá, com vistas a promover a definição das prioridades na área de extensão dos Campi. Fomenta relações de intercâmbio e acordos de cooperação com instituições regionais, nacionais e internacionais. Promove e garante o desenvolvimento da extensão como espaço privilegiado para a democratização do conhecimento científico e tecnológico. Incentiva o desenvolvimento de programações científicas, artísticas, culturais, sociais e desportivas, envolvendo os Campi. Viabiliza os mecanismos de acesso da sociedade às atividades desenvolvidas pela Instituição.

Horário de atendimento: de segunda a sexta, 8h às 12h e das 14 às 18h.
Telefone: (96) 3198-2163 | (96) 99181-2360

A Proext é constituída pelos seguintes setores:

• Direção de Extensão (DIREXT)
  • Coordenação de Extensão (COEXT)
  • Coordenação de Estágios e Egressos (COEEG)
  • Coordenação de Ações Empreendedoras (COAEMP)
  • Setor de Ações Inclusivas e Diversidade
  • Setor de Relações Internacionais
  • Setor de Inovação Tecnológica

Ações e Programas
Programa Mais Cultura
O Programa de Bolsa do Plano de Cultura do Ifap visa a apoiar o desenvolvimento de atividades de extensão na área cultural nos municípios de Santana e Macapá, através de fomento e da concessão de bolsas aos estudantes regularmente matriculados nos cursos do Ensino Médio Técnico Integrado ou Subsequente bem como no Ensino Superior do IFAP dos campi Macapá e Santana, por meio de mecanismos de integração entre os diversos saberes. Tal fomento visa à produção de conhecimentos resultantes do confronto com as demandas socioculturais, propiciando a articulação entre teoria e prática.

Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 12.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. O Pronatec busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.
Os cursos são financiados pelo Governo Federal e ofertados de forma gratuita e têm os seguintes objetivos:
I - expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio presencial e a distância e de cursos e programas de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
II - fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da educação profissional e tecnológica;
III - contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, por meio da articulação com a educação profissional;
IV - ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores, por meio do incremento da formação e qualificação profissional;
V - estimular a difusão de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
VI - estimular a articulação entre a política de educação profissional e tecnológica e as políticas de geração de trabalho, emprego e renda.

Mediotec EaD
O MedioTec EaD tem como proposta o fortalecimento das políticas de educação profissional mediante a convergência das ações de fomento e execução, de produção pedagógica e de assistência técnica, para a oferta da educação profissional técnica de nível médio na modalidade de Educação a Distância pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), articulada de forma concomitante, mediante convênios de intercomplementaridade, com as Redes Públicas Estaduais e Distrital de Educação (RPEDE), buscando parceria com o setor produtivo.

Érika da Costa Bezerra
Pró-Reitora de Extensão
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.|O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Clayton Jordan Espíndola do Nascimento
Diretor de Extensão