Ifap inscreve até 20/10 para 17 cursos

Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2019, 12h17

PS 2020.1 oferta 725 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio, na modalidade presencial, destinados a estudantes que estão concluindo o ensino fundamental agora em 2019

Alunos de cursos técnicos integrados do campus Macapá. Foto: Suely Leitão (Deice/Ifap)

Alunos de cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Macapá. Foto: Suely Leitão (Deice/Ifap)

Terminam no dia 20 deste mês as inscrições no Processo Seletivo para cursos técnicos integrados ao ensino médio, ofertados nos campi Laranjal do Jari, Macapá, Porto Grande e Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap). São ofertadas 725 vagas em 17 cursos destinados a estudantes que concluíram o ensino fundamental em idade regular, ou seja, estão terminando agora em 2019 o último ano ou última série do ensino fundamental. As novas turmas terão ingresso no primeiro semestre de 2020. As inscrições no PS 2020.1 são realizadas no sistema on-line. Para se inscrever ou saber mais, clique aqui.

Estão sendo ofertados 17 cursos em 19 turmas distribuídas nos quatro campi. Todos os cursos são integrados ao ensino médio, com duração de três anos. Ou seja, os cursos têm componentes curriculares do ensino médio e também específicos da formação técnica. As aulas ocorrem em regime integral, nos turnos da manhã e tarde. Nos dias que têm aulas pela manhã e à tarde, os alunos almoçam no refeitório dos campi. O almoço é fornecido pelo Ifap, através dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) .

Quadro de cursos e vagas

Laranjal do Jari

Técnico em Marketing

Técnico em Publicidade

Inscrições

Para se inscrever, o candidato deverá acessar a página do processo seletivo <http://processoseletivo.ifap.edu.br/>, entrar no “Sistema de Seleção do Ifap”, clicar em “Entrar/Acompanhar”, criar uma conta e incluir os dados solicitados. Depois de escolher o curso e o respectivo campus, deve preencher todos os dados e, em seguida, clicar em “Imprimir Guia de Recolhimento da União (GRU Simples)” ou “Requerimento de Isenção de Taxa de Inscrição”. O valor da taxa de inscrição é de R$ 10 e pode ser pago até o dia 22 deste mês.

No momento da inscrição, o candidato deve informar se vai concorrer para as vagas de ampla concorrência ou para as vagas reservadas às cotas. Conforme a legislação seguida pelo Ifap, 50% das vagas de cada curso são reservadas aos candidatos que estudaram, integralmente, em instituições públicas de ensino, identificados mediante as informações descritas no formulário de inscrição. Dessas 50%, a metade é reservada aos estudantes oriundos de famílias com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e superior a 1,5 salário mínimo per capita, para as cotas de autodeclarados pretos, pardos e indígenas e de pessoas com deficiência.

O PS Técnico Integrado 2020.1 ocorrerá pela classificação do estudante por meio do desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, do 6º ano (antiga 5ª série), 7º ano (antiga 6ª série) e 8° ano (antiga 7ª série) do ensino fundamental, conforme detalhado no edital. As notas são informadas no momento da inscrição e deverão ser comprovadas com a apresentação do histórico escolar durante a análise documental.

Pedido de isenção da taxa de inscrição

Até 30 de setembro/2019*Prazo encerrado

Último dia de inscrição

20 de outubro/2019