Estudantes quilombolas e indígenas do Ifap podem inscrever-se no Programa Bolsa Permanência

Publicado: Terça, 09 de Julho de 2019, 18h46 | Última atualização em Quinta, 11 de Julho de 2019, 09h09

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) está com inscrições abertas até o dia 30 de agosto para estudantes do ensino superior autodeclarados indígenas e quilombolas que desejem ingressar no Programa Bolsa Permanência, cujo objetivo é minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para a permanência e a diplomação dos estudantes de graduação. Para mais informações, acesse o edital.

As inscrições dos estudantes interessados devem ser feitas em duas etapas: a primeira consiste no preenchimento dos dados solicitados pela página do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência na internet até 30 de agosto. Em seguida, o estudante deve apresentar, no Setor de Assistência Estudantil do campus ao qual seu curso é vinculado, os documentos de comprovação solicitados no edital, o Termo de Compromisso impresso e assinado, o Formulário de Solicitação de participação, cópia da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de matrícula em curso do Ifap e uma foto 3X4.

É importante que os estudantes que desejem receber o benefício leiam atentamente o edital e preencham de maneira correta os anexos para que a documentação necessária para o deferimento da inscrição no programa não fique incompleta.

Os estudantes que tiverem sua inscrição aprovada receberão mensalmente bolsa no valor de R$ 900,00 pagos pelo Ministério da Educação (MEC) com recursos provenientes do Fundo Nacional de Educação (FNDE). Cada estudante contemplado receberá um cartão de benefício emitido pelo Banco do Brasil para poder movimentar seus recursos.

O Ifap, através de sua Pró-Reitoria de Ensino (Proen), é responsável por enviar mensalmente ao MEC relatórios com dados sobre o rendimento escolar dos estudantes beneficiários do programa. Cada estudante contemplado deve atingir o rendimento de, no mínimo, 75% de frequência e pontuação nas avaliações dos componentes curriculares para continuar recebendo a bolsa. Qualquer dúvida relacionada ao processo de inscrição no Programa Bolsa Permanência pode ser encaminhada ao e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..