imagem sem descrição.

Esta série de reportagens traz relatos de alguns estudantes egressos que, assim como muitos outros que estudaram em uma das unidades do Instituto Federal do Amapá, aproveitaram as oportunidades surgidas ao longo dos cursos e alcançaram resultados diferenciados. Para o Instituto Federal do Amapá, todos os que estudaram – e estudam - aqui são vitoriosos, Há, contudo, pontos de destaque. Os ex-alunos entrevistados falam de fatos marcantes dentro e fora da sala de aula, das dificuldades, do apoio recebido de colegas e servidores. São depoimentos curtos sobre temas diversos que mostram histórias de vidas que passaram - e mudaram - no Ifap.

Se você é ex-aluno (a) do Ifap e deseja contar a sua vitória, mande um e-mail para a equipe de comunicação.
Assunto do e-mail: Minha vitória no Ifap

Com Jairison Silva de Sousa

Minhavitoria Jairison 1

Nome completo: Jairison Silva de Sousa

Idade: 24 anos

Curso: Técnico Subsequente em Informática no Campus Laranjal do Jari

Ano de ingresso: 2013

Ano de conclusão: 2014

Situação atual: técnico em laboratório de Informática do Ifap no campus Laranjal do Jari

::  VEJA O ÁLBUM DE FOTOS DO NOSSO EX-ALUNO: Na entrevista e durante o curso

A escolha do Ifap

“Sou laranjalense, nascido e criado na região. Tudo começou em 2013, fiz o processo seletivo, fui aprovado. Até então nunca tinha entrado no Ifap, só ouvido falar do instituto federal, instituto federal, nunca tinha ido no prédio".

“Tinha 18 anos na época. Meu irmão me deu uma ajuda, me inscreveu e pagou as taxas pra mim. Aí eu escolhi informática porque já tinha familiaridade com essa área. Ingressei no Ifap, turma Info 13.2. Era o curso técnico em Informática subsequente presencial".

“Em agosto de 2013 começou o curso. Entrei de cara no prédio assim e já fiquei impressionado, a estrutura era muito boa, era bem organizado, era um ambiente assim gostoso de ver funcionando, era bem feito, era elegante, enfim era novo aqui na região, que não tem muitos órgãos que têm esse tipo de organização”.

As conquistas como aluno

“O curso foi muito proveitoso. Eu já tinha um curso técnico e quando entrei no Ifap estava fazendo outro curso. Inclusive, eu dei uma enrolada no primeiro semestre porque não queria desistir do meu curso antigo e também não queria abrir mão do Ifap. Mas dei conta do recado. Ingressei em 2013 e em 2014 já tive oferta de emprego e comecei a trabalhar como instrutor de informática, antes mesmo de eu me formar. Essa foi a minha maior conquista como aluno, estar cursando e já conseguir de cara um emprego. O curso me ensinou muita coisa. Para quem entra nessa área e pensa que o técnico só serve para formatar computador, é um engano muito grande. A área de informática é muito ampla e só tende a crescer atualmente”.

Fatos marcantes durante o curso

“O curso é muito bom, pela primeira vez você entrar num laboratório funcionando você sente um diferencial do curso. Você tem acesso à internet, à informação. Laboratório para fazer manutenção em computadores apropriado. Então a minha experiência no Ifap foi realmente muito boa”.

Resultados alcançados

“Conhecimento e emprego”.

O que mudou após o Ifap

“Eu aprendi muito com o Ifap, como aluno. O curso finalizou em 2014. Em 2015, teve a minha formatura como técnico em Informática e no ano seguinte eu vi sair o edital para preenchimento de vagas para área de técnico administrativo e vi que tinha vaga para técnico em laboratório em Informática. Quando vi o edital, eu disse 'quero essa vaga'. Me dediquei, estudei muito. Eu queria trabalhar no Ifap. E consegui passar em primeiro lugar no concurso. Fui chamado em julho de 2016. Em 4 de agosto de 2016, ingressei como servidor efetivo do quadro de funcionários do Ifap. Trabalhar no instituto foi uma mudança na minha vida, mudou tudo pra melhor. É um lugar muito bom pra trabalhar, servidores, administração. Claro que tem a burocracia, o processo, a licitação. Tudo é novo pra mim. É burocrático, mas serve pra organizar. É difícil no começo mas depois que você pega o jeito você se acostuma. É muito bom trabalhar no Ifap. Só tenho a agradecer, aprendi muito na instituição, com os servidores e agora, como supervisor da seção de gerenciamento de tecnologia da informação, aprendi muito mais".

“O Ifap mudou muito a minha perspectiva de vida, de ver a área que eu escolhi. O conhecimento foi além do que eu esperava e veio o emprego”.

Conselho aos atuais e futuros alunos do Ifap

“O meu conselho é seguir o curso até o final. Às vezes parece que não tá andando. Tem troca de professor, que acaba atrapalhando o aluno. Continue no curso. Tem gente que acha que tá formando e não se acha capaz de atuar na área. Quando eu entrei no Ifap, eu tinha um pouco dessa insegurança. Achei que não iria me encaixar. Escolhi laboratório e aos poucos eu fui me dando muito bem. Tudo o que eu via no Ifap que parecia ser tão complicado, você vai vendo na prática diariamente e acaba absorvendo aquilo e vê o quanto o seu estudo valeu a pena, que tudo o que você estudou vai aplicar aquilo algum dia. Me adaptei depois ao setor de tecnologia e hoje eu sou supervisor. Tudo que eu vi no curso estou trabalhando de uma forma bem mais forte. Indico o Ifap com certeza, mudou completamente a minha vida. Vale a pena fazer o curso”.

Criação e planejamento: Suely Leitão

Reportagem e fotos: Keila Gibson