Ifap é campeão do Enem entre as escolas públicas

Img matéria Resultado ENem 2023 Ifap Prancheta 1 cópia

Quatro campi ficam entre os cinco primeiros no ranking da rede pública no estado do Amapá

Há uma década, os estudantes do Instituto Federal do Amapá (Ifap) vêm obtendo as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre as escolas públicas amapaenses. Desde 2013 - quando as primeiras turmas da instituição começaram a realizar o Enem -, o Ifap alcança as primeiras colocações, e na última edição, em 2022, não foi diferente. Os quatro campi da instituição ficaram entre os cinco primeiros no ranking das instituições da rede pública.

O campeão do ranking é o Campus Macapá, que obteve a maior nota média entre todas as escolas públicas e o oitavo lugar quando são consideradas também as instituições da rede privada. Os 153 alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Macapá que realizaram o Enem 2022 tiveram uma nota média de 576,3 pontos.

O Campus Santana vem logo em seguida com o segundo lugar na rede pública, com média de 559,5, tendo tido 65 alunos realizando as provas do Enem 2022. O Campus Porto Grande ficou em quarto lugar, com média de 543,2, tendo tido 26 alunos realizando as provas do Enem 2022. Já o Campus Laranjal do Jari obteve o quinto lugar, com média de 531,4 e 74 alunos participantes.

O cálculo do ranking foi feito com base nas notas médias de todos os alunos de cada unidade escolar que fez as provas do Enem, o que significa que alguns estudantes do Ifap obtiveram notas mais altas e que deram a eles a possibilidade de aprovação nos cursos mais concorridos nas instituições de ensino superior por estudantes de todo o país.

Esse resultado reforça o trabalho comprometido com a educação pública de qualidade aliada a um modelo de ensino que leva em consideração o ensino, a pesquisa e a extensão. É fruto do engajamento dos nossos servidores docentes e técnico-administrativos, bem como do empenho dos nossos alunos para com a avaliação”, afirma o reitor em exercício Romaro Silva, destacando que o resultado “chega no momento que estamos colocando à disposição da sociedade as vagas para o ensino médio integrado de 2024”.

O pró-reitor de Ensino, Victor Hugo Sales, reforça que “isso reflete o esforço coletivo e dedicação principalmente dos nossos alunos, professores e técnicos. Com uma infraestrutura acolhedora e inspiradora, o apoio atencioso do corpo docente altamente capacitado e as instalações modernas que promovem o aprendizado demonstram que, juntos, estamos moldando e preparando um futuro brilhante dos nossos alunos, capacitando-os a alcançar seus sonhos e contribuir positivamente para a sociedade”.

egressoEnirlanBarbosa

Acadêmico de Medicina, Enirlan Barbosa se preparou para o Enem no Campus Santana: "Consegui realizar o meu sonho”.

Sonhos realizados

Enirlan Meireles Barbosa, hoje com 19 anos, era aluno do curso Técnico de Comércio Exterior do Campus Santana, em 2022, quando fez as provas do Enem e obteve média de 717,7, incluindo 900 pontos na redação, com a qual conquistou a sonhada vaga no curso de Medicina na Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Comecei a estudar ainda em 2019, no 1° ano do Ifap. Durante a pandemia comecei uma rotina de estudos mais robusta, aprofundando muito mais no terceiro ano, começando a estudar às 5 horas da manhã e dormindo no máximo às 21 horas. Fazendo duas a três redações por semana, além de conciliar os estudos do próprio Ifap, deveres de casa e temas mais aprofundados do Enem. Muito do meu estudo foi baseado em relatos e conselhos dos meus professores. Graças a tudo isso, consegui realizar o meu sonho”, conta o acadêmico.

egressaEvelyn Figueiredo

Evelyn Figueiredo era aluna do Campus Santana quando fez o Enem 2022 e conseguiu ingressar no curso superior

Também hoje ex-aluna do curso Técnico de Comércio Exterior do Campus Santana, Evelyn Figueiredo foi aprovada no curso de Ciência da Computação da Unifap graças à nota média de 608,6 no Enem. “Minha preparação para o Enem 2022 foi uma jornada na qual me esforcei ao máximo. Embora quisesse dedicar mais tempo aos estudos, questões pessoais limitavam minha disponibilidade. Apesar disso, o Campus e seus professores incríveis me proporcionaram um ambiente de aprendizado valioso”, lembrou.

Os campi do Ifap disponibilizam cursos preparatórios ou aulas extras às turmas do último ano dos cursos técnicos integrados para que os estudantes se preparem para o Enem. No Campus Santana, existe o projeto de extensão “Ifap Aberto” com aulas e revisões gerais destinadas também à comunidade externa. O Campus Porto Grande implantou o “Enem Debate” com discussão de temas e orientações para redação. No Campus Macapá, o projeto se chamaIfap em foco para o Enem – caminhos para a escrita criativa e produtiva” e, no Campus Laranjal do Jari, é o “Pré-Enem: abrindo portas para o futuro”.

Ranking Enem 2022 escolas públicas do Amapá

Escola

Número de alunos participantes

Ifap Campus Macapá

153

Ifap Campus Santana

65

EE Augusto dos Anjos

82

Ifap Campus Porto Grande

26

Nota da Redação - Os Microdados do ENEM 2022 publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foram utilizados para elaborar o ranking das escolas pelo Jornal O Globo e mostram que 46 das 50 escolas com maiores notas do Enem são da rede privada. De acordo com O Globo, os dados foram retirados em sala segura do Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap), do Inep, e fazem parte da pesquisa “Análise da evolução e disparidades nas notas do Enem”, promovida pela edtech AIO Educação, de autoria dos pesquisadores Paulo Vivas, Murilo Vasconcelos e Mateus Prado.