Professores do Ifap poderão concorrer em edital de remoção

Edital de remoção.png materia

O processo de seleção democratiza o direito de movimentação dos servidores interessados na mudança de localidade

Ainda neste ano, professores do Instituto Federal do Amapá (Ifap) poderão concretizar a intenção de mudar de unidade de lotação para outra localidade por meio da remoção. O Edital nº 1/2023 de Remoção Docente com as normas do processo seletivo interno foi publicado nesta segunda-feira (27/11). Ao todo estão sendo disponibilizadas 53 vagas, nos campi Laranjal do Jari, Macapá, Santana, Oiapoque, Porto Grande e Pedra Branca do Amapari, em diversas áreas de atuação. O período para inscrição é de 4 a 5 de dezembro.

Leia o Edital nº 1/2023 de Remoção Docente

O ato de remoção é a forma jurídica de deslocamento do servidor público dentro do mesmo quadro de pessoal, com ou sem mudança de sede. Busca a distribuição dos servidores de forma proporcional à necessidade de serviço, podendo ser usado também no interesse do servidor nas hipóteses previstas pela legislação. O processo seletivo para remoção atenderá os ocupantes de cargos de professores do ensino básico, técnico e tecnológico do Ifap.

O edital de remoção docente é lançado em pouco menos de 60 dias após o reitor eleito Romaro Silva assumir como reitor em exercício e é parte integrante do plano de gestão. Segundo o reitor, o edital valoriza o tempo de efetivo exercício do servidor, suas qualificações e contribuições com a instituição.

"A oferta contínua de editais de remoção para docentes e técnicos-administrativos é compromisso nosso de campanha que agora foi transformado em plano de gestão. Estamos concentrando esforços para ainda, neste ano, lançar o edital de remoção para servidores técnicos-administrativos que desejam mudar de lotação no âmbito do Instituto, respeitando as necessidades das unidades e o limite de lotação de servidores por área", garantiu Romaro Silva.

Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana