Ifap participa de eventos nacionais que discutiram a relação entre bibliotecas e sustentabilidade

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) se fez presente no XII Seminário Brasileiro de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal (SBBI) e no XXII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SBBU). Os eventos aconteceram de 27 de novembro a 1º de dezembro em Florianópolis (SC), com o tema “Bibliotecas e sustentabilidade: inovação, ciência e sociedade”.

Representante das bibliotecas da Rede Federal | Foto: Arquivo Pessoal Suzana Cardoso

A bibliotecária e coordenadora da Seção de Gerenciamento de Biblioteca do Campus Macapá, Suzana Cardoso, representou a instituição nos eventos, que foram organizados em parceria entre a Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC), a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) e a Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU). A participação nos eventos foi possível por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi) do Ifap.

Segundo a bibliotecária, nos eventos foram discutidos o papel dos bibliotecários e das bibliotecas na Rede Federal na perspectiva do desenvolvimento sustentável, bem como quais ações podem ser desenvolvidas pelas instituições para contribuir com a chamada “Agenda 2030” das Nações Unidas.

Representantes reunidos discutiram sobre a importância das bibliotecas e seu papel no desenvolvimento sustentável | Foto: Arquivo Pessoal Suzana Cardoso | Montagem: Secom/Campus Macapá/Ifap

Para Suzana Cardoso, “foi uma experiência fantástica poder participar dessa discussão, uma vez que as bibliotecas têm condições de desenvolver ações colaborativas para a redução da pobreza e contribuir com atividades sociais e serviços voltados para a pesquisa e sustentabilidade”, destacou.

Durante o evento, foi possível a participação na IX Reunião da Rede Norte de Repositórios Digitais, da qual o Ifap é instituição integrante desde 2021.