Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ifap anuncia ações e cursos do Programa Empodera Mulher para o ano de 2024

 

Dois editais serão lançados até o final do mês de dezembro e o de ingresso nos cursos de qualificação profissional no início do ano

 

O Programa Institucional Empodera Mulher do Instituto Federal do Amapá (Ifap) abrirá novas turmas em 2024. Os cursos de formação inicial e continuada (FIC) serão voltados para a formação empreendedora de mulheres em vulnerabilidade social em nove municípios do estado. Segundo o anúncio feito no dia 11 de dezembro, a previsão é para mais de 600 vagas ao longo do ano, mas, ainda em 2023, dois editais serão lançados com a finalidade de selecionar professores e equipe multidisciplinar bolsistas entre os públicos interno e externo ao Instituto, e também selecionar projetos de extensão entre os servidores.


Conheça a página do Programa Empodera Mulher


Os cursos FIC do Programa Empodera Mulher serão nas áreas de empreendedorismo e gestão, com duração de 160 horas. As turmas serão abertas em três etapas do programa, sendo que as sete primeiras turmas serão ofertadas no primeiro edital e terão início no mês de fevereiro. Até outubro de 2024, o Ifap pretende ofertar formação empreendedora para mulheres nos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Porto Grande, Mazagão, Pedra Branca do Amapari, Ferreira Gomes, Oiapoque e Pracuuba.

Já o edital de seleção de projetos de extensão contemplará propostas de cursos livres que tenham por objeto a formação profissional, tecnológica e cidadã de mulheres, preferencialmente em vulnerabilidade socioeconômica e/ou organizadas sob alguma forma coletiva, como cooperativas e associações nos territórios de atuação do Ifap, ou aqueles adjacentes às unidades de ensino existentes nos municípios de Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Porto Grande, Pedra Branca do Amapari e Santana. Os projetos contemplarão servidores do Ifap e estudantes de graduação como bolsistas.

 

Reitor do Ifap Professor Romaro Silva

 

O Empodera Mulher do Ifap foi instituído no ano de 2020 com a missão de criar oportunidades de formação e emancipação socioeconômica para mulheres, preferencialmente em vulnerabilidade social no Amapá. Entre as suas ações estão a de capacitação, inserção no mercado de trabalho, aproximação da instituição com empresas parceiras, orientação empreendedora e acolhimento. Ao longo de seus 15 anos, o Ifap executou também outros programas voltados para as mulheres, como é o caso do Mulheres Mil, Mais Brasil Mulher e Rede Brasil Mulher.

Em 2023, o Empodera Mulher  se fortaleceu com a adesão ao Programa Mulheres Mil, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), e com a Emenda Parlamentar da então deputada federal Aline Gurgel, em mais de 300 mil reais para as ações 2024-2025. Para a próxima edição, o Programa contará com suporte de acompanhamento psicológico e com a cooperação técnica da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres, Secretaria de Inclusão e Mobilização Social e da Funai, quanto à abertura de turma exclusiva para mulheres indígenas no município de Oiapoque.

       

“As ações do programa Empodera Mulher buscam adentrar os espaços periféricos e interioranos. Nossas diretrizes priorizam mulheres em vulnerabilidade socioeconômica, historicamente sem oportunidade e suporte para se profissionalizar. Nossos processos de seleção privilegiam mulheres com maior número de filhos e que estão muito tempo longe da escola. Além de oferecer suporte psicológico, o programa pagará uma bolsa para auxiliar essa mulher a terminar o curso. No contexto social e econômico do estado, essas ações são de suma relevância para o seu desenvolvimento.”, declarou a coordenadora do Empodera Mulher, Suellen Macedo.

 

 Combate à Misoginia


O Ifap apoiou a campanha nacional do Ministério da Mulher #BrasilSemMisoginia referenciada na mobilização também nacional dos 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, e, por meio da ação Voz Ativa por um Brasil Sem Misoginia, convidou suas servidoras a se engajarem na temática fomentando a discussão e o combate ao preconceito e violência à mulher. A campanha encerrou na mesma cerimônia de anúncio das ações do Programa Empodera Mulher com a apresentação de um vídeo em que servidoras do Instituto combatem a violência generalizada e normalizada contra a mulher e pedem por atitudes antimachistas e antirracistas, por respeito às mulheres e pela presença da mulher em espaços de decisão. 

Assista ao vídeo>>>>>>>

 

Em seu pronunciamento, o reitor Romaro Silva descreveu a oportunidade como um espaço de fortalecimento e emancipação do empoderamento feminino. “Venho de uma família de mulheres fortes e que por meio da agricultura familiar e de movimentos sociais me ensinaram a importância da luta pela equidade de gênero. A igualdade social, racial e de gênero precisa ser uma luta de todos nós. Sabemos que ainda há um longo caminho a percorrer, mas nossa gestão está atenta às oportunidades que dialoguem com os arranjos produtivos locais e as necessidades sociais.”, disse o gestor.

Aos 60 dias à frente da gestão do Ifap, o reitor eleito democraticamente pela comunidade acadêmica destaca a participação feminina em 80% da alta gestão pelos próximos quatro anos, “um importante papel na tomada de decisões institucionais”, observou.

 

Além do reitor e da coordenadora do Programa Empodera Mulher, fizeram parte da mesa de honra do evento: a pró-reitora de Extensão, Alyne Lima; a diretora-geral do Campus Laranjal do Jari, Lucilene Melo; o diretor-geral do Campus Macapá, Marcus Buraslan; o diretor do Campus Avançado Oiapoque, Eliel Nery; o diretor-geral do Campus Porto Grande, Fabrício Ribeiro; Rejane Soares, do Instituto Zwanga, representando os movimentos sociais de mulheres e o empreendedorismo social como instrumento de empoderamento e autonomia às mulheres periféricas; o secretário Adjunto de Mobilização e Assistência Social do Estado do Amapá, Rarison Santiago, representando a titular da pasta, a secretária Aline Gurgel; e a representante da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres, Maria Janiele Pereira.

 

Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana

 

Diretoria de Comunicação - Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Instagram: ifapoficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página