Licenciatura em Física será ofertado pelo campus Macapá PDF Imprimir E-mail
Seg, 19 de Dezembro de 2016 17:18

O campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) tem novo curso de graduação no eixo tecnológico ciência exatas. O curso superior de Licenciatura em Física vai oferecer 40 vagas no primeiro semestre de 2017 para o turno da tarde. Os estudantes poderão se inscrever pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Atualmente, o Ifap possui três cursos superiores tecnológicos (Alimentos, Rede de Computadores e Construção de Edifícios) e quatro licenciaturas (Informática, Química, Ciências Biológicas e Matemática). O curso de Física foi aprovado pelo Conselho Superior (Consup) do Ifap na modalidade presencial no mês de setembro deste ano, por meio da Resolução nº 48/2016.

Professor Willians Almeida, coordenador do novo cursoA duração mínima do curso será de quatro anos e a duração máxima será de seis anos. O licenciado em Física poderá exercer competências direcionadas à formação e à disseminação da Ciência Física e suas implicações em diferentes instâncias sociais, como, por exemplo, atuar como docente na Educação Básica (9° ano do ensino fundamental e séries correspondentes ao ensino médio) e na Educação Profissional, Científica e Tecnológica, tanto em instituições que promovam o ensino presencial quanto a distância.

De acordo com o coordenador do curso, professor Willians Almeida, a oferta desta licenciatura no Amapá contribuirá para suprir uma carência de profissionais na área no estado e no Brasil. “Um relatório de auditoria do TCU de 2012 apontou, naquele ano, uma carência de quase 10 mil professores de Física no país”, destacou. “Com a oferta deste curso, o Ifap ampliará a expectativa prevista na meta 12 da Lei nº 13.005/2014 (Plano Nacional de Educação), ou seja, contribuiremos para fomentar a oferta de educação superior pública e gratuita, prioritariamente, para a formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática”, argumentou.

Por Jacyara Araújo, jornalista do campus Macapá

Telefone: 3198-2165

Facebook: /institutofederaldoamapa

Reitoria: Rodovia BR 210 KM 3, s/n - Bairro Brasil Novo. CEP: 68.909-398