Ifap recebe conceito "muito bom" de comissão de recredenciamento do Inep/MEC PDF Imprimir E-mail
Qui, 30 de Março de 2017 16:52
No período de 21 a 25/3, o Instituto Federal do Amapá (Ifap) recebeu a visita da comissão de recredenciamento nomeada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira do Ministério da Educação (Inep/MEC), composta pelos professores Adelmo José da Silva, Jorge Abel Flores e Gilmar Luis Mazurkievicz.

alt

A agenda de trabalho da comissão de recredenciamento foi composta por reuniões com gestores, docentes e discentes do Ifap, bem como com os membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Além dessas reuniões, a comissão também analisou diversos documentos institucionais como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), regimento e estatuto do Ifap.

Após o cumprimento de todo o itinerário de avaliação necessário para o recredenciamento de uma Instituição de Ensino Superior (IES), a comissão Inep/MEC atribuiu conceito 4 ao Ifap, em uma escala na qual o conceito máximo é 5. De acordo com a reitora do Ifap, Marialva Almeida, "nós sabemos que nossa instituição oferece ensino de qualidade. Mas receber uma comissão de recredenciamento é sempre um desafio. Nossa equipe se empenhou muito para dar conta de cumprir todas as demandas que esse momento exige. Eu não poderia deixar de parabenizar a nossa equipe e a toda a comunidade ifapiana pelo conceito muito bom que conquistamos. Essa nota 4 não poderia vir por outro caminho senão de um forte trabalho coletivo".

O Procurador Institucional do Ifap, Rodineri Souza, avalia que "nossa preparação para receber a comissão do MEC iniciou muito antes da chegada dos professores a Macapá. Um fator decisivo, por exemplo, para que nós pudésemos prestar todas as informações solicitadas pelo sistema E-MEC, foi o trabalho sistemático desenvolvido por todas as nossas pró-reitorias que nos encaminharam informações imprescindíveis para que pudéssemos ser bem avaliados".

Em alguns critérios de avaliação, como estrutura física e laboratorial, o Ifap conseguiu atingir a pontuação máxima de 5 pontos. Para a Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional "essa avaliação nos mostra, com uma clareza enorme, que temos totais condições de continuar nos aprimorando enquanto instituição. Nós precisamos entender a avaliação como um parâmetro que nos aponta onde devemos melhorar e, depois dessa avaliação positiva do Ifap pelo MEC, nós seguiremos atentos buscando, continuamente, nos aprimorar".

Por Alexandre Brito, coordenador de comunicação do Ifap
Foto: Alexandre brito

Reitoria: Rodovia BR 210 KM 3, s/n - Bairro Brasil Novo. CEP: 68.909-398
Email: reitoria@ifap.edu.br