Graça Lopes, servidora cega do Ifap, defenderá dissertação de mestrado nesta quarta-feira (12/4) PDF Imprimir E-mail
Ter, 11 de Abril de 2017 14:01

A coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do campusÂMacapá, Graça Auxiliadora Nobre Lopes, enfrentará, nesta quarta-feira (12/4), mais um desafio em sua trajetória acadêmica. Diante de uma banca avaliadora, defenderá a dissertação de mestrado intitulada “Tecnologia da Informação e Comunicação: ferramentas como interface inclusiva de estudantes com deficiência visual no ensino superior público de Macapá”. Nesta pesquisa, orientada pelo professor doutor Allan Rocha Damasceno, Graça analisa a interação dos sujeitos com diversos softwares ledores e analisa as limitações e os diferenciais de cada um deles, buscando socializar essas informações como forma de ajudar estudantes cegos a tirar melhor proveito das tecnologias atualmente disponíveis.

alt

A defesa acontecerá às 14h, no auditório do campusÂMacapá do Ifap, e será aberta ao público em geral. A atividade faz parte do mestrado em Educação viabilizado através de convênio assinado entre o Instituto Federal do Amapá (Ifap) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que contemplou, pela segunda vez, uma turma composta por 30 servidores do Ifap.

De acordo com a reitora do Ifap, Marialva Almeida, “nossa instituição ainda tem muito para avançar no que diz respeito à acessibilidade, mas momentos como esse da defesa da dissertação de nossa servidora Graça Lopes, que fez um trabalho tão bonito, são uma contribuição indiscutível para os estudantes cegos e nos orgulhamos de ter ajudado a elaborá-lo através de nossa parceria com a UFRRJ”.

Trajetória de Graça Lopes

Graça nasceu com baixa visão e, em 1997, no intervalo de 6 meses, perdeu 100% de sua percepção visual. Em função disso, Graça construiu sua carreira profissional e acadêmica superando diversos desafios de um mundo ainda pouco acessível para deficientes visuais. Foi aprovada, em 2008, no vestibular da Universidade Estadual do Amapá (Ueap) no curso de Licenciatura Plena em Filosofia. Superado o desafio da licenciatura e, posteriormente, o desafio da aprovação no serviço público federal, a nova meta foi participar do processo seletivo para o Mestrado em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Na elaboração do pré-projeto de pesquisa, Graça buscou contribuir para que estudantes cegos tenham menos dificuldades para aprender através do melhor uso de softwaresÂledores de tela de computadores.

Por Alexandre Brito, coordenador de comunicação do Ifap

Reitoria: Rodovia BR 210 KM 3, s/n - Bairro Brasil Novo. CEP: 68.909-398
Email: reitoria@ifap.edu.br
Facebook: /institutofederaldoamapa