Turmas do campus Macapá têm novos representantes eleitos PDF Imprimir E-mail
Qua, 12 de Abril de 2017 17:59

Mais uma etapa do Projeto Liderança foi concluída no campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap). O resultado final da eleição para a escolha dos novos representantes de turma, que aconteceu na última terça-feira, 11/4, já está publicado e pode ser conferido clicando aqui. Dos 92 estudantes eleitos pelos seus colegas de classe, 42 serão representantes, 37 vice-representantes e 14 serão suplentes. A cerimônia de posse dos representantes acontecerá na próxima quinta-feira, 20/4, no auditório do campus Macapá.

altEleição – A eleição aconteceu nos três turnos do dia 11/4 e contou com a participação de 692 estudantes, sendo computado pelas três urnas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP) 675 votos válidos, 8 votos em branco e 9 votos nulos. Neste ano, todos os níveis e modalidades de ensino (Integrado, Subsequente, EaD, Tecnologia e Licenciatura) participaram da votação: pela manhã, foram 19 turmas; no turno da tarde, 12 turmas; e no turno da noite, também votaram mais 12 turmas.

Para o estudante do curso técnico subsequente em Mineração, Valdinei Ferreira, a votação em urnas eletrônicas foi um importante exercício de cidadania dentro do contexto da educação. “Antes, a gente votava no quadro, agora, foi muito interessante ver o candidato, a foto e número em uma urna. Foi uma experiência importante”, disse.

altTreinamento no TRE-AP – No dia 10/4, os estudantes Angélica Ferreira, Elaine dos Santos, David Danilo, Rakel Cristina, Gustavo Ferreira, Amanda Idalino, Lia Carla, Danielle Esthefane, Maria Eduarda, Gleydia Duarte, Bruna Lorrany, Iraguacena Martins, Alberlane da Silva foram mesários e participaram de treinamento oferecido pelo TRE-AP através do Programa Eleitor do Futuro. Nele, os alunos puderam conhecer as etapas do processo eleitoral, os quais englobam deste a preparação das urnas até a apuração dos votos. Os discentes foram acompanhados pelos servidores Caio Brandão, Nilcélia Amaral, Marcos Almeida e Pedro Clai Sanches.

Depois da posse, os representantes receberão, durante todo o ano, acompanhamento, formação e suporte necessários da comissão do Projeto Liderança. Entre as funções principais do representante de turma estão: ter contato direto com os setores e servidores do Ifap, participando de reuniões e trazendo sugestões para melhorar o desempenho escolar e a harmonia da turma; ouvir opiniões, reivindicações, dificuldades e/ou sugestões da turma e as apresentar aos demais setores do Ifap.

Projeto Liderança -ÂEm fevereiro, foi lançado pela Seção de Gerenciamento de Assistência ao Estudante (Segae), o Projeto “Liderança: construindo um processo democrático”, com o objetivo de realizar uma formação cidadã dos estudantes para a escolha responsável dos novos representantes. O Projeto é desenvolvido desde 2011 no campus Macapá. Em 2016, como experiência, um projeto-piloto que buscou parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AP) e docentes foi realizado e envolveu as turmas do ensino médio integral/integrado. Na ocasião, os estudantes receberam treinamento no órgão eleitoral, e o processo de escolha dos representantes foi feito através de urnas eletrônicas. Neste ano, a parceria com o TRE-AP foi renovada e, desta vez, a metodologia aplicada no ano passado contemplou todos os níveis e modalidades de ensino.

Por Jacyara Araújo, jornalista do campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do campus Macapá

Reitoria: Rodovia BR 210 KM 3, s/n - Bairro Brasil Novo. CEP: 68.909-398
Email: reitoria@ifap.edu.br