Plantão Pedagógico do campus Macapá acontece neste sábado PDF Imprimir E-mail
Qui, 11 de Maio de 2017 08:50

altO campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realiza neste sábado (13/5) o plantão pedagógico para atender pais e/ou responsáveis dos estudantes da instituição. O evento inicia às 8h, no hall do auditório, com a recepção dos participantes e encaminhamentos das atividades junto aos setores pedagógico, registro escolar e professores. Um destaque na programação é a inclusão de duas palestras para os participantes.

A primeira delas faz parte do projeto Mais Vida e tem como tema "O combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes". A palestra será ministrada pela assistente social do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação do Mistério Público do Amapá, Iolanda Ribeiro Lima Martins, com o objetivo de conscientizar pais e/ou responsáveis, bem como os estudantes e docentes da instituição no que se refere a exploração e o abuso sexual, destacando a ocorrência do problema no meio familiar.

De acordo a coordenadora do projeto Mais Vida, Maria Lúcia, "a violência sexual é uma das mais graves formas de violência e, muitas vezes, ocorre no ambiente familiar, razão pela qual é de fundamental importância alertar os responsáveis sobre o assunto", disse. “Os traumas ocasionados por tal prática refletem na vida dos adolescentes e por vezes interferem no processo de aprendizagem", explica.

A segunda palestra trata do “Papel dos Pais no Acompanhamento Escolar e Desenvolvimento Integral do Adolescente”, que será ministrada pelo defensor público da Infância e coordenador do Núcleo de Atendimento Especializado a Criança e ao Adolescente, Gilson Soares Borges.

O plantão “tem como finalidade proporcionar um momento de diálogo com os docentes, compartilhando as dificuldades encontradas e os desafios superados, além de possibilitar caminhos para o melhor acompanhamento da família e da Instituição na aprendizagem dos discentes”, explica a responsável pela Seção de Gerenciamento Pedagógico do campus, Tatiana Duarte.

A atividade também oferece a oportunidade de pais e/ou responsáveis dialogarem com os professores e ter conhecimento do desempenho escolar dos estudantes dos cursos técnicos integrados do Ifap. Segundo Tatiana Duarte, trata-se do momento de “prestar informações sobre o desempenho e rendimento dos discentes, visando a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem na Instituição”.

Programação:

Atividade

8h às 8:30

Encaminhamento dos Pais para o Registro Escolar

Acolhimento no hall do Auditório

Boas vindas da Gestão e
Orientações Pedagógicas da SEPED

8:40 às 9:20h

Palestra com a Dr. Gilson Soares Borges, Defensor Público da Infância e Coordenador do Núcleo de Atendimento Especializado a Criança e ao Adolescente/NAECA/DEFENAP

Tema: Papel dos Pais no Acompanhamento Escolar e Desenvolvimento Integral do Adolescente

9:20 as10:00

Palestra: Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação do Mistério Público do Amapá, Iolanda Ribeiro Lima Martins