Jifap 2017 consagra esforço e superação dos atletas participantes PDF Imprimir E-mail
Sex, 12 de Maio de 2017 20:38

Os Jogos Internos do Instituto Federal do Amapá (Jifap) foram encerrados nesta sexta-feira (12/5), no campus Santana, com a participação de cerca de 200 estudantes de cursos técnicos de nível médio que disputaram sete modalidades esportivas nas categorias masculina e feminina: basquetebol, futsal, judô, voleibol, vôlei de Areia, tênis de mesa e xadrez. Na cerimônia de encerramento, realizada no auditório do campus, os atletas e técnicos participantes dos cinco campi do Ifap – Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Porto Grande e Santana - foram parabenizados pelo esforço e superação. Clique aqui para ver o resultado final dos jogos. Confira no facebook o álbum de fotos.

Estudantes  de Oiapoque em pé e os demais sentados no auditório do campus Santana

Desde o primeiro dia de competições do Jifap 2017, na quarta-feira (10/5), começaram a surgir os campeões do torneio. Foi o caso dos atletas de tênis de mesa Tiago Araújo Carvalho e Bianca Cordeiro de Oliveira, ambos do campus Macapá, que conquistaram os primeiros lugares na modalidade, e da equipe de voleibol feminino do campus Laranjal do Jari, que, em jogo único do torneio, venceu a equipe do campus Macapá por dois sets a zero.

Organizadores do Jifap e técnicos das equipesNo segundo dia, as meninas do futsal do campus Laranjal do Jari se consagraram campeãs de forma antecipada, ao vencer a equipe do campus Santana por um a zero. A equipe do campus Porto Grande Masculino venceu os dois jogos de vôlei de areia que disputou, contra Macapá e Oiapoque, na sede campestre do clube AABB. Também na tarde de quinta-feira (11/5), Laranjal do Jari venceu os jogos únicos de basquete masculino e feminino.

No futsal masculino e no voleibol masculino, a decisão ficou para os últimos e disputados jogos, na sexta-feira (12/5). O campus Laranjal do Jari ficou com o título de campeão no futsal masculino e no feminino.

As finais do judô também ocorreram no último dia, no ginásio poliesportivo do campus Macapá. As campeãs no feminino nas seguintes categorias foram: Super Ligeiro - Jordana Cardoso (Santana), Ligeiro - Michele de Jesus (Macapá), Meio Leve - Vitoria Salgado (Macapá), Leve - Jully Quaresma (Macapá), Meio Médio - Jenny Quaresma (Macapá) e Médio - Estefany Serrão (Macapá). No masculino ficaram com o título nas seguintes categorias os estudantes: Super Ligeiro - Carlos Malafaia (Macapá), Ligeiro - Talis Neto (Macapá), Meio Leve - Igor Yuri Silva (Macapá), Leve - Marcel Santos (Macapá), Meio Médio - Marcelo Carvalho (Santana), Médio - João Vitor Epifanio (Macapá), Meio Pesado - Thiago Vitor Oliveira (Macapá) e Pesado - Maywan Pereira (Macapá).

O torneio de Xadrez foi todo realizado na manhã de sexta-feira, em uma sala de aula do campus Santana. No feminino, a estudante Erianne Sousa Nascimento, do campus Macapá, consagrou-se campeã; e no masculino o primeiro lugar ficou com Kayuã Kayo Barbosa, do campus Santana.

Sorte?

O campus com melhor desempenho nos esportes coletivos foi Laranjal do Jari. Perguntado sobre as causas para os resultados positivos, o técnico e chefe da delegação, professor de Educação Física Artur Braga de Oliveira, falou primeiramente que era sorte, mas depois confessou que trabalho e dedicação fizeram parte da preparação dos estudantes. “Nós treinamos nos últimos três meses para o Jifap, conciliando os estudos com o esporte”, contou o professor, que ingressou no campus Laranjal do Jari há apenas um ano e meio.

Os seis estudantes do campus Oiapoque viajaram mais de 12 horas para participar do Jifap e representar a escola em três modalidades: futsal, voleibol e vôlei de areia. “Como lá temos apenas cursos subsequentes, não tínhamos muita opção de estudantes com a idade limite exigida no Jifap, 19 anos. Então esses são os nossos atletas em todos jogos”, disse o técnico da equipe, o assistente de aluno Catiano Gama.

Saiba mais

O Jifap foi coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext) com apoio de todos os campi do Ifap. Um dos principais objetivos foi selecionar os representantes da instituição para a etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais (Jifs)– marcada para o período de 27 de agosto a 2 de setembro deste ano, em Belém–PA. Os campeões em Belém seguirão para a etapa nacional dos Jifs, que será em outubro, em Poços de Caldas-MG.

Uma novidade desta segunda edição foi que nas modalidades coletivas as equipes selecionadas para o Jifs não serão necessariamente as campeãs no Jifap. Por sugestão dos professores de Educação Física dos campi, acatada pela Proext, as seleções serão montadas com os melhores atletas dos diversos campi, seja das equipes campeãs ou não. Nas modalidades individuais, por sua vez, os campeões no Jifap já são os selecionados para os Jifs.

Fotos: Samia Cardeal, jornalista do campus Santana

Reitoria: Rodovia BR 210 KM 3, s/n - Bairro Brasil Novo. CEP: 68.909-398
Email: reitoria@ifap.edu.br
Facebook: /institutofederaldoamapa