Semana Acadêmica mobiliza estudantes do campus Macapá em torno da diversidade na educação e da inclusão tecnológica PDF Imprimir E-mail
Sex, 19 de Maio de 2017 12:08

A diversidade na educação e a inclusão tecnológica foram postas em discussão e também em prática durante os três dias da Semana Acadêmica do campus Macapá, de quarta-feira (17/5) até esta sexta-feira (19/5). Cerca de 450 estudantes, profissionais, acadêmicos, professores e técnicos do campus participaram das atividades, que chega à sua 2º edição e teve como um dos pontos altos da programação o III Seminário de Educação Inclusiva. Confira o álbum de fotos no facebook.

Estudante olha em um microscópio uma das experiências mostradas no eventoNa abertura, diretor geral do campus Macapá e reitor em exercício, Márcio Prado de Castro, falou das expectativas para sua realização. “São três dias, 47 atividades, com a possibilidade de todos participarem. Certamente será um evento de grande sucesso”, disse, ressaltando que “a discussão em torno da educação e a diversidade é um compromisso do Ifap”. Segundo Prado, “o instituto traz a responsabilidade de promover o debate e, sobretudo, apresentar a sociedade mecanismos que promovam o diálogo entre estes dois temas, como é o caso da Semana Acadêmica e do III Seminário de Educação Inclusiva”.

A coordenadora da Semana Acadêmica, Lara Utzig, falou que o evento pretendeu “mostrar o trabalho desenvolvido pelos professores e acadêmicos de todos os cursos do campus Macapá”. Para ela, “é um projeto de ensino interdisciplinar a partir do momento que todos os cursos vêm mostrar seu trabalho”.

Iolanda Martins em palestra no auditório do campus MacapáA palestra de abertura deu destaque ao tema de combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, ministrada pela assistente social Iolanda Ribeiro Lima Martins, do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação. Ela destacou a importância de debater o tema em ambientes acadêmicos a fim de favorecer uma maior discussão e prevenção.

Iolanda ressaltou que 18 de maio é o dia de mobilização nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, segundo ela, “uma data emblemática” por recordar um crime que envolveu violência sexual em 1973. “A violência sexual é um fenômeno antigo, mas políticas públicas para ela são razoavelmente recentes”, explicou.

A palestra também contou com a colaboração da enfermeira Kátia Simone Cardoso Rebelo, do Hospital da Criança e do Adolescente, falando sobre as formas de identificar os sinais e sintomas da violência sexual.

Roda de Conversa

Com um público formado por acadêmicos, estudantes de curso técnico integrado e professores, a roda de conversa intitulada “A inclusão do aluno negro e da aluna negra nos cursos superiores do Ifap/ campus Macapá” levou os participantes a debater sobre a presença e o protagonismo de alunos negros na instituição e na sociedade.

A atividade coordenada pela professora Marilda Pereira e a pedagoga Adriana Valéria discutiu preconceito, discriminação racial, as dificuldades de convivência e a inserção no mercado de trabalho em torno do tema.

Exposição de Trabalhos

Um dos trabalhos apresentados foi proposto pelos acadêmicos Helderson Lima, Natália Cristina, Débora de Oliveira e Dilceline Brito, do curso de Tecnologia de Alimentos. A proposta foi um mousse de Taperebá, fruta típica na região. De acordo com os acadêmicos, a novidade é a utilização de um fruto pouco usado para este tipo de doce.

Outra atividade do curso foi a apresentação de trabalhos voltados à identificação de fraudes em produtos de gênero alimentícios. Na exposição os acadêmicos explicaram aos visitantes como costumam ocorrer fraudes em café, leite, mel, queijo e requeijão. Através do uso de equipamentos próprios para identificação, além de soluções químicas, estudantes de cursos técnico integrado puderam identificar e comparar os produtos fraudados e puros.

Acadêmicos do 2º semestre do curso de Licenciatura em Química, sob a orientação da professora Adriana Lucena, realizaram apresentações de atividades desenvolvidas para alunos do ensino médio com o objetivo de apresentar a disciplina de química de forma mais criativa.

De acordo com a professora, “é uma atividade que a gente desenvolve em sala de aula com os acadêmicos. Os trabalhos são o desenvolvimento de jogos educativos, experimentos voltados para alunos do ensino médio, especialmente para turmas do 1º ano”. Segundo ela, conteúdos de tabela periódica, estruturação eletrônica, dentre outros, fazem parte dos experimentos.

O curso de Licenciatura em Informática realizou uma exposição virtual de banner com apresentação de trabalhos acadêmicos. O objetivo, além de baratear o custo com a confecção do material também visa unir o conceito de sustentabilidade e a inovação através da projeção virtual dos trabalhos.

Minicursos

Salas de aula, laboratórios de informática, corredores sediaram as atividades de minicursos promovidas por acadêmicos, colaboradores e docentes. Durante toda a programação da Semana Acadêmica os participantes puderam adquirir conhecimento, interagir e discutir sobre assuntos diversos nas áreas de informática, química, matemática e física. Veja a programação completa aqui

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do campus Macapá

Reitoria: Rodovia BR 210 KM 3, s/n - Bairro Brasil Novo. CEP: 68.909-398