Campus Macapá realiza 6ª edição da Feira das Profissões

Publicado: Terça, 06 de Junho de 2017, 10h26

Daltiscutir o mercado de trabalho junto aos estudantes que estão próximos da escolha da carreira profissional foi o objetivo da 6ª Feira de Profissões do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizada nos dias 1 e 2 deste mês. Estudantes, professores, técnicos e comunidade externa participaram da programação com o tema “Desafios e Perspectivas e Orientações profissionais para o mundo do Trabalho”. Foram quase 90 atividades entre minicursos, palestras, workshops, apresentações culturais, exposição de trabalhos, aconselhamento vocacional e debates em torno de discussões sobre mundo do trabalho. Confira as fotos no facebook.

De acordo com o diretor-geral do campus Macapá, Márcio Prado, “a feira das profissões é uma atividade acadêmica essencial para fazer esse diálogo entre os alunos do Ifap e o mercado de trabalho, como também entre os profissionais que estão sendo formados aqui”.

A abertura do evento aconteceu no auditório do campus Macapá contou com a participação da banda da Polícia Militar do Amapá (PM-AP), apresentação teatral “Como perder o emprego” e a palestra do diretor de Administração e Finanças do Sebrae/AP, Waldeir Garcia Ribeiro. “As profissões que vocês escolheram serão as profissões do futuro, elas é que vão fazer a diferença, invistam nisso”, destacou o empresário, falando aos estudantes de mineração, edificações e redes de computadores do campus Macapá.

Parcerias

A feira das profissões também foi a oportunidade para que estreitar laços com organizações que atuam com capacitação profissional e mercado de trabalho. Foi caso do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que realizou a demonstrações de mosaicos de cerâmica, costura industrial e estamparia.

Os participantes da feira também puderam ter acesso aos serviços do Centro de Integração Empresa e Escola (CIEE). Na ocasião, o CIEE realizou o cadastro de estudantes interessados em ingressar em estágios ofertados pelo Centro.

A Superintendência Regional do Ministério do Trabalho no Amapá realizou uma sessão de perguntas e respostas para o público juvenil sobre orientações trabalhistas e leis do mercado de trabalho.

Minicursos

As salas de aula e laboratórios foram espaços voltados para minicursos e oficinas de capacitação ministrados por estudantes, professores e técnicos do Ifap, além de convidados parceiros. O minicurso “Alvenaria de Vedação e Alvenaria Estrutural – Teoria e Prática” foi ministrado pelos professores Valdemir Colares e José Júnior, com o objetivo de demostrar a aplicação de técnicas para soluções construtivas. Entre os participantes estavam estudantes do curso técnico em Edificações e do curso superior Tecnólogo em Construção de Edifícios.

A programação também contou com os minicursos “Algoritmos: princípios básicos com visuALG”, “Contextualização dos princípios da contagem”, “Estabilização físico-química de solos para pavimentação”, “Banco de dados para controle de estoque”, “Elaboração de mapas temáticos no software QGIS”, “Matemáticos de expressividade no estudo das funções trigonométricas”, “Atitude empreendedora: a mulher no mercado de trabalho”, orientados pelos professores Christiano Maciel, André Ferreira, Johnny Coelho, Klessis Dias, Sandro Balieiro, Márcio Abreu e Adrielma Bronze, respectivamente.

Projetos de Pesquisa

Como parte do projeto “Cubo mágico na educação profissional”, coordenado pelo professor Clayton Nascimento, estudantes do curso técnico em Rede de Computadores realizaram jogos de interação entre os participantes da feira através de uma competição na qual os jogadores deveriam mostrar habilidades no manuseio do cubo mágico, além de agilidade para completar a peça. Três estudantes foram premiados com medalhas na competição.ÂÂ

Alunos do curso técnico integrado de Química e de Licenciatura em Química, sob a orientação Salvador Taty, realizaram a exposição de vidrarias e equipamentos dos Laboratórios de Química. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer sobre a rotina e o funcionamento de um laboratório, observar pequenos experimentos e a utilização dos equipamentos.

A exposição “Profissões e mercado de trabalho no século XXI” reuniu estudantes das turmas de 1º ano dos cursos técnicos de Química e Mineração para apresentar aos participantes do evento resultados de pesquisas através de banners. Os interessados puderam tirar dúvidas sobre questões relacionadas ao mercado de trabalho e os desafios que se têm apresentado em relação à qualificação, remuneração, dentre outros. Outra exposição que ganhou destaque foi "Transformação do Abacaxi através da secagem: visando a agroindústria no Amapá", exposta pela aluna Lídia Texeira e sob orientação da professora Gilvanete Ferreira.

Entretenimento

O professor de educação física Edson Canuto, da Casa do Professor e Secretaria de Educação do Amapá (Seed), realizou ginástica laboral e exercícios de relaxamento para o público presente. Servidores, expositores parceiros e estudantes participaram da atividade com o objetivo de conscientizar sobre a necessidade de exercícios físicosa partir de pequenas práticas diárias.

“A dança como instrumento de mercado e satisfação emocional” foi o tema da oficina ministrada pelo professor e personal dance Marisandro Belém. O hall do espaço utilizado para demostração de técnicas e performances de danças para o público.

A estudante Andréa Catarine, do 3º ano do curso técnico em Edificações, encerrou as atividades da Feira das Profissões com a apresentação de voz e violão no hall de entrada do campus Macapá

Confira a relação de minicursos, palestras e oficinas que ocorreram durante a programação do evento clicando aqui.

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do campus Macapá