Começam as inscrições para o "IV Aberto de Xadrez do Ifap"

Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 09h52
 Prática de xadrez faz parte das ações de extensão nos campi do Ifap. Foto de arquivo (Suely Leitão/Deice/Ifap)

Já foi iniciado o período de inscrições para o “IV Aberto de Xadrez do Ifap", a ser promovido pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), e cadastrado na Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e na Federação Internacional de Xadrez (Fide). O torneio ocorrerá nos dias 27 a 29 de março, no Campus Macapá do Ifap, sendo válido como a 1ª Etapa do Campeonato Amapaense de Xadrez Absoluto 2020. A grande atração será a campeã brasileira de xadrez, Juliana Terao, que participará como enxadrista convidada. A inscrição é gratuita e aberta ao público em geral, desde que o participante esteja em dia com a anuidade da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). Para se inscrever, clique aqui.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Érika Bezerra, o Ifap promove o IV Aberto de Xadrez com o intuito de incentivar a prática do esporte no estado, promover o desenvolvimento dos alunos do Instituto e dos enxadristas da comunidade externa, permitindo que haja troca de experiência com os jogadores profissionais. O torneio incluirá partidas Suíço em cinco rodadas de 90 minutos mais 30 segundos de incremento ou duas horas. A classificação obtida pelos participantes será válida para cálculo de rating da CBX e Fide. As inscrições estão limitadas a 40 participantes.

O xadrez faz parte das ações de extensão do Ifap, que, por meio da Proext, desenvolve o programa Xeque Mate. São promovidas atividades extracurriculares de aprendizado, treinamento e participação em torneios de estudantes da própria instituição, realização de competições e parceria para levar o xadrez para a comunidade. Um exemplo é a cooperação com a Prefeitura de Macapá, como parte do plano “Macapá rumo aos 300 anos”, que prevê aulas de robótica e xadrez ministradas por estudantes de cursos superiores do Ifap para alunos da rede municipal de ensino.

O IV Aberto de Xadrez do Ifap tem apoio da CBX, Fexap, Fide, Xadrez Total, Clube de Xadrez Macapá. Mais informações podem ser obtidas por meio do envio de e-mail para o endereço pO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..