Ifap concede auxílio eventual a estudantes vulneráveis

Publicado: Terça, 16 de Junho de 2020, 18h53 | Última atualização em Terça, 23 de Junho de 2020, 14h58

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) publicou as regras para que estudantes cuja renda pessoal ou familiar tenha sido afetada pela Covid-19 possam acessar o auxílio eventual. Os interessados em solicitar o auxílio devem, além de não estar recebendo o auxílio emergencial, se enquadrar em um ou mais dos seguintes critérios: ter perdido responsável pelo provimento da renda familiar; comprovar desemprego recente seu ou do familiar provedor principal da família; comprovar situação recente de doença grave do estudante ou familiar provedor principal da família; comprovar situação recente de risco social.

Caso o aluno se enquadre nos critérios indicados acima, ele deve preencher o formulário disponível da Instrução Normativa (IN) que regulamenta a concessão do auxílio eventual. Após o preenchimento, o estudante deve encaminhar o documento para respectivo e-mail da unidade a qual está vinculado, anexando documentação comprobatória das informações prestadas, conforme indicado na IN:

- Centro de Referência Pedra Branca do Amapari: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Após esse envio, a solicitação será analisada pelos servidores da assistência estudantil, que farão um estudo social e econômico do solicitante e emitirão um parecer favorável ou não à concessão do auxílio eventual, bem como estabelecerão, nesse parecer, o valor  e o número de parcelas, dentro da disponibilidade orçamentária de cada unidade.

O auxílio terá um valor mínimo de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) e máximo de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais), terá caráter temporário em função da instabilidade gerada pela pandemia e deverá ter vigência máxima de 3 (três) meses.

As solicitações aprovadas receberão o pagamento do auxílio eventual preferencialmente através de depósito bancário na conta corrente indicada. Caso o solicitante não possua conta bancária e nem meios para criar uma, o pagamento poderá ser realizado através de ordem bancária. Em caso de dúvidas, os interessados devem encaminhar suas perguntas para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.