Ifap realiza plantão psicológico para estudantes, servidores e terceirizados

Publicado: Quarta, 25 de Março de 2020, 21h04 | Última atualização em Terça, 28 de Abril de 2020, 00h20

O acolhimento psicológico acontece de forma não presencial, deve ser agendado por e-mail e os encontros podem

acontecer por aplicativo de mensagem, telefone ou e-mail

O plantão psicológico com acolhimento a distância, implementado pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap) desde o dia 25/3 como forma de cuidar da saúde mental de servidores, estudantes e colaboradores terceirizados em função do isolamento social provocado pelo novo corona vírus, já acumula números significativos: até o momento, os quatro psicólogos envolvidos na ação já realizaram o atendimento de 26 pessoas, sendo 24 delas estudantes e 2 servidoras. Em alguns desses casos, já foram realizados até 4 acolhimentos por pessoa. A queixa mais frequente nos relatos das pessoas que já procuraram o serviço está relacionada à ansiedade gerada pelo distanciamento social, pela mudança drástica da rotina e o receio de adoecer.

A ação continua recebendo novos agendamentos de  toda a comunidade interna no Ifap. Para ter acesso ao serviço, os interessados devem podem solicitar atendimento através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e os horários de atendimento serão alinhados entre os psicólogos e solicitantes, devendo acontecer de forma não presencial através de e-mail, telefone ou aplicativos de mensagem, como WhatsApp.

A condução dos atendimentos reúne servidores psicólogos do Ifap dos campi Macapá e Porto Grande. O acolhimento psicológico é uma ação que faz parte da Campanha “Ifap contra o Coronavírus”, coordenada pelo Comitê de Crise, Medidas e Orientações sobre o avanço do Covid-19/Ifap (CCMO-Ifap) e reúne nesta iniciativa a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), o Departamento de Assistência Estudantil (Daes) dos campi e profissionais de psicologia colaboradores em outras atividades. O plantão a distância acontece enquanto as atividades presenciais estiverem suspensas.

Segundo o pró-reitor de Gestão de Pessoas do Ifap, Diogo Branco Moura, “neste momento é muito importante que a instituição mantenha algumas iniciativas que possam favorecer o bem-estar da comunidade escolar”.

De acordo com pró-reitor, “assim como outras demandas de aspecto administrativo, o acolhimento psicológico não presencial permite que estudantes, servidores e terceirizados saibam lidar com este momento e sintam-se confiantes na superação emocional de qualquer crise oriunda deste período”.

A psicóloga do Ifap, Campus Macapá, Elaine Aparecida Fernandes, destaca que, por vezes, "os impactos dessa avalanche de informações para a saúde mental são incontáveis". Neste sentido, é importante verificar sempre a veracidade da informação com o objetivo de fazer melhor juízo das circunstâncias.

Elaine afirma também que são importantes alguns cuidados e vale a pena seguir algumas dicas básicas para controlar a ansiedade durante esta pandemia, tais como: descansar a mente, evitando ficar constantemente imerso no assunto; seguir as orientações propostas pelas autoridades preocupando-se apenas com o que se pode controlar, como a higiene pessoal; manter a alimentação saudável e praticar exercícios físicos em casa; buscar ocupações nas horas vagas, tais como cursos on-line, séries de TV, literatura etc.

Confira outras dicas

Elaine Fernandes destaca que é necessário buscar sempre orientação especializada quando se percebe que a pessoa ou alguém próximo começa a ter pensamentos catastróficos sobre a pandemia ou circunstâncias a ela relacionadas, tais como o isolamento social e as restrições impostas.

A psicóloga ressalta ainda que a recomendação do Conselho Regional de Psicologia 10ª Região Pará e Amapá (CRP 10), de 19 de março de 2020, respalda o acolhimento psicológico não presencial e atende a referida recomendação, que determina: “os atendimentos em todas as modalidades deverão ocorrer com direito à segurança de distanciamento das/os alunas/os/funcionárias/os (...) adequados aos casos atendidos".

Plantão Psicológico – acolhimento a distância

Equipe:

Elaine Aparecida Fernandes - CRP 10/03358 (Campus Macapá)

Vanessa Mariel Gonzalez - CRP (Campus Porto Grande)

Maria Acidalva Rodrigues Lins - CRP 00158 (Colaboração)

Raissa Cavalcante Rodrigues - CRP 10/06906 (Colaboração)

Renan Corrêa Santos - CRP 10/07053 (Colaboração)

Agendamento