Ifap inicia estudos para retorno às atividades presenciais

Publicado: Sexta, 26 de Junho de 2020, 02h21 | Última atualização em Quarta, 01 de Julho de 2020, 15h02

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) anuncia o início do Programa Retorno Seguro. Trata-se de um conjunto de ações que visam planejar as etapas que a instituição irá estabelecer para o retorno às atividades presenciais, paralisadas desde 16 de março, com a maior segurança possível para estudantes, servidores, funcionários terceirizados e suas respectivas famílias.

O primeiro passo do Programa Retorno Seguro será uma ampla pesquisa que busca coletar, entre a comunidade escolar e externa, respostas que servirão de diagnóstico inicial sobre as demandas que os diversos agentes que compõem a sociedade amapaense possuem. Para contribuir com essa primeira etapa do programa, os interessados podem responder ao questionário clicando aqui até o dia 1/7.

De acordo com o pró-reitor de Ensino, Romaro Silva, “este programa abre espaço para o diálogo com a comunidade. Vamos juntos construir um conjunto de protocolos de segurança para garantir nossa integridade física e um retorno seguro. Penso que voltaremos mais resilientes para continuar cumprido nossa missão, ofertar educação pública e gratuita com qualidade”.

O formulário desta pesquisa inicial é composto por cinco grupos de perguntas que dão conta de áreas estratégicas para que a instituição possa começar a planejar um retorno às atividades. São eles: ações e medidas de ensino, ações e medidas de pesquisa e extensão, ações e medidas de saúde mental, rotinas administrativas, ações e medidas de assistência estudantil.

Segundo a reitora do Ifap, Marialva Almeida, “é importante explicarmos para toda a comunidade que este é o início do processo de planejamento de um retorno seguro. Não se trata de voltarmos às atividades imediatamente. Esse é um processo com o qual temos uma responsabilidade imensa e estamos abrindo diversos canais de diálogo com nossa comunidade para que a gente consiga ter em nosso radar o maior número de informações possível tanto da comunidade interna, quanto externa”.