Ifap integra painel de ações da Rede Federal durante pandemia

Publicado: Terça, 02 de Junho de 2020, 14h57 | Última atualização em Terça, 02 de Junho de 2020, 16h58

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica colocou no ar em 1/6 o “Mapa Rede Federal no Enfretamento à Covid-19”. Trata-se de uma plataforma que visa reunir os projetos realizados pelas instituições que compõem a Rede desde 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a existência da pandemia de COVID-19.

Concessão de auxilio emergencial aos estudantes, desenvolvimento soluções on-line, acolhimento psicológico e doação de cestas básicas são algumas das ações já realizadas pelo Ifap e parte delas abastecem o banco de dados do Mapa da Rede Federal.

A plataforma já conta com mais de um milhão de ações cadastradas pelos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, pelos dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e pelo Colégio Pedro II.

“Essa plataforma criada pela nossa rede cumpre o papel de mostrar, de forma sistematizada, o quanto nossas instituições de ensino, pesquisa, extensão e inovação têm produzido soluções para amenizar os impactos desse momento histórico que nos desafia. É importante mostrar para a sociedade em geral como o investimento feito em nossa rede é ainda mais importante em um momento como este”, avalia Marialva Almeida, reitora do Ifap.

Mapa

A primeira fase da plataforma mostra a contribuição de cada uma das instituições com a força-tarefa mundial para deter o número de contaminações, internações e óbitos.

Um contador mostra o quantitativo geral do que foi produzido pelas unidades, como, por exemplo, mais de 153 mil litros de álcool em gel 70%, cerca de 197 mil máscaras e a confecção de quase 66 mil protetores faciais.

As atividades envolveram gestores, professores, estudantes, técnicos administrativos e egressos, além de parcerias públicas e privadas e inúmeros voluntários da comunidade externa, que se uniram respeitando a suspensão das aulas em razão do isolamento social.

O Mapa “Rede Federal no Enfrentamento à COVID-19” será aperfeiçoado ao longo dos próximos meses. A cada fase serão agregados novos dados, que ficarão disponíveis para consulta ao público em geral, destacadamente, no que diz respeito à transparente aplicação dos recursos públicos destinados à Rede Federal, compromissada com a educação pública, gratuita e de qualidade.

Ações do Ifap

O Ifap tem diversas ações contínuas, algumas já realizadas e outras em fase de implementação, todas com foco em mitigar os desdobramentos da pandemia nos seis municípios em que atua no estado. Abaixo, segue a lista das principais iniciativas já realizadas:

Pagamento de R$ 510.840,00 em auxílio emergencial para estudantes

Campus Laranjal do Jari

- 360 auxílios

Campus Macapá

- 729 auxílios

Centro de Referência em Educação a Distância Pedra Branca do Amapari

- 30 auxílios

Campus  Agrícola Porto Grande

- 110 auxílios

Campus Santana

- 120 auxílios

Campus Avançado Oiapoque

- 70 auxílios

Acolhimento Psicológico

Campus Macapá

- 30 atendimentos (28 estudantes e 3 servidores)

- 01  atendimento

Acolhimento Médico

- 8 atendimentos

- 5 atendimentos

Doação de alimentos:

Campus Agrícola Porto Grande

- 30 cestas distribuídas até o momento

- 19 vídeos produzidos para o canal institucional no YouTube

- 21 matérias para o site institucional

- 19 peças gráficas educativas sobre a Covid-19

- Campus Laranjal do Jari,  Campus Santana e Campus Agrícola Porto Grande

- Realização do evento on-line Scratch Day

Tecnologia da Informação

- Implementação do portal de treinamentos do Ifap

- Implantação do Documento Eletrônico

- Implantação do Processo Eletrônico

- Serviço de webconferência

- Suporte remoto

- Compartilhamento de pastas e arquivos em nuvem

Campus Avançado Oiapoque

Implementação do jogo on-line ADM Quiz 2020

Aulas EaD para cursos superiores

Campus Avançado Oiapoque

Campus Agrícola Porto Grande

Projeto

A plataforma foi viabilizada pelo Conif a partir de uma proposta do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). De acordo com o reitor do Instituto, Eduardo Modena, a ideia apresentada levou em consideração layout e dados de mapas que já haviam sido criados por outras instituições da Rede.

“Esse trabalho é voltado para a comunidade acadêmica e para todos os brasileiros. Internamente, reafirmamos a importância do nosso modelo baseado no tripé ensino, pesquisa e extensão. Para toda a sociedade, é uma forma de mostrar que recursos para educação não são gastos, mas sim investimentos. E, enquanto instituições públicas, efetivamos um dos pilares da Administração: o da publicidade”, diz Modena.

Coube aos integrantes do Fórum dos Gestores de Tecnologia da Informação (Forti) a construção do Mapa "Rede Federal no Enfrentamento à COVID-19”. A coordenadora do Forti, Carla Pires, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL), explica que a construção do painel partiu de definições como: estrutura do sistema, descentralização, criação de usuários, alimentação das informações em cada instituição, dentre outros aspectos.

“Nossa ideia é manter em constante evolução dois focos de desenvolvimento: tornar o sistema o mais flexível possível, com todos os aspectos configuráveis; e realizar melhorias de layout, levando em consideração as demandas que possam surgir. Ainda alinhados com o Conif, a possibilidade de viabilizarmos o mapeamento para outros nichos de ações produzidas pela Rede Federal, pensando já no momento pós-pandemia”, afirma Carla.

Acesse o Mapa “Rede Federal no Enfrentamento à COVID-19”

Assessoria de Comunicação do Conif

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos do Ifap