Prorroga prazo de inscrição de projetos em arranjos produtivos locais

Publicado: Quinta, 09 de Janeiro de 2020, 19h09 | Última atualização em Quinta, 05 de Março de 2020, 17h06

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) prorrogou o prazo de inscrição de seu edital de estímulo a pesquisa dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) do estado. Os interessados agora podem submeter suas propostas até o dia 12/03 para pleitear bolsas mensais de R$ 400,00 para estudantes de nível superior, R$ 200,00 para estudantes de nível médio, R$ 750,00 para docentes além de auxílio financeiro de R$ 1.800,00 para aquisição de material de consumo para os projetos aprovados. Para conhecer os critérios de seleção das propostas acesse o edital para apoio financeiro , já a inscrição de projetos deve ser feita pelo docentes responsável através deste formulário.

As propostas devem estar relacionadas a questões como inovação em processos de gestão, redução de custos, comercialização, estabelecimento de marcas, melhoria e agregação de valor aos produtos, redução de impactos ambientais e implementação de sistemas e parcerias para a certificação de produtos em APLs, priorizando: a) Produtos da biodiversidade da Amazônia (açaí, castanha da amazônia, entre outras); b) Pescado; c) Carne e leite de búfala; e d) Energias renováveis.

Serão contemplados, neste novo prazo do edital,  10 projetos voltados ao desenvolvimento de atividades de inovação em APLs, divididos em:

-  Projetos destinados à pesquisa aplicada;

- Projetos destinados à extensão tecnológica;

- Projetos de práticas pedagógicas inovadoras.

A concessão de bolsas será feita de acordo com a divisão apresentada na tabela abaixo. O auxílio financeiro para aquisição de materiais de consumo para projetos de inovação será concedido aos pesquisadores docentes que tiverem sua proposta aprovada.