Ifap oferta 16 vagas para mestrado profissional

Publicado: Quinta, 02 de Janeiro de 2020, 16h07 | Última atualização em Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 12h07

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) fará parte do Exame Nacional de Acesso (ENA) do Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Ao todo, o ENA disponibilizará 913 vagas distribuídas entre todos os estados da federação. O Ifap ofertará 16 vagas divididas igualmente entre servidores e comunidade externa. Os interessados devem realizar sua inscrição exclusivamente on-line, no período de 13/2 a 18/3  e fazer o respectivo pagamento da taxa de inscrição de R$72,00 clicando aqui.

A prova do ENA será composta de 50 questões de múltipla escolha abordando os seguintes temas: Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, Metodologias de Pesquisa e Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem. As aulas dos aprovados acontecerão no Campus Santana do Ifap, que é a sede administrativa e pedagógica do programa, e será nessa unidade que, quinzenalmente, os candidatos aprovados terão aulas nos turnos da manhã e tarde.

Quem pode concorrer a uma das vagas

Poderão participar do ENA candidatos da comunidade em geral portadores de diploma de curso superior (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo) ou declaração de conclusão de curso superior, devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação.

No caso dos servidores do Ifap, poderão concorrer às vagas técnicos administrativos e docentes, pertencentes ao quadro permanente, ativo, incluindo os que se encontrem em estágio probatório, da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II).

Sobre o ProfEPT
O ProfEPT é um programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, com um mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional, da área de Ensino, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (Mec). O curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional de nível médio ou em espaços não formais.

08 vagas para servidores do Ifap:

Ampla concorrência entre os servidores: 05 vagas

Vagas para servidores com deficiência: 01 vaga

Vagas para servidores autodeclarados pretos, pardos e indígenas: 02 vagas

08 vagas para comunidade em geral:

Ampla concorrência: 05 vagas

Vagas para candidatos com deficiência: 01 vaga

Vagas para candidatos autodeclarados: pretos, pardos e indígenas: 02 vagas

Para mais informações e respostas de dúvidas:

Edital do PS

Sobre as cotas

Endereço: Rodovia Duca Serra, 1133 – Bairro Fonte Nova – CEP 68928-280 – Santana/AP Telefone: (96) 99148-3558