Ifap suspende atividades por tempo indeterminado

Publicado: Sexta, 20 de Março de 2020, 10h44 | Última atualização em Quinta, 26 de Março de 2020, 11h24

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) vem a público informar à comunidade amapaense, em especial à população dos municípios nos quais possui unidades, que a interrupção das suas atividades administrativas e pedagógicas (incluindo aulas, atividades de pesquisa em laboratórios, extensão e outros) será prorrogada por tempo indeterminado.

Inclui-se na lista de atividades suspensas as etapas do concurso público para docente efetivo, regrado pelo edital 1/2019 e do concurso para docente substituto, regido pelo edital 1/2020.

Durante o referido período, todo e qualquer atendimento presencial ao público está suspenso. De igual maneira, estão vedadas quaisquer viagens de servidores e alunos, assim como eventos, reuniões e atividades, sem exceções.

No respectivo período, todos os servidores da instituição desempenharão suas funções por meio de trabalho remoto. Respeitando os protocolos de prevenção, informamos que servidores e alunos que voltaram ou voltarem de fora do estado ou do exterior, que não apresentarem os sintomas, devem ficar em isolamento domiciliar por 7 dias, a partir do dia de retorno à cidade de origem, e se apresentarem sintomas, o isolamento domiciliar ou hospitalar deve ser de 14 dias.

Serviços de vigilância serão mantidos, e durante sua realização, serão cumpridos os protocolos de prevenção estabelecidos pela Organização Mundial dej Saúde (OMS) e Ministério da Saúde visando à segurança dos colaboradores responsáveis por essas atividades.
O Comitê de Crise, juntamente com a Pró-reitoria de Administração, os Diretores Gerais de cada unidade do Ifap e as empresas terceirizadas que executam contratos de prestação de serviços terceirizados, estão analisando cada caso de acordo com as respectivas regras de cada contrato e avaliando a necessidade de continuidade ou não dos serviços de apoio e limpeza, visando sempre a manutenção dos contratos continuados e a segurança dos colaboradores responsáveis por essas atividades.

Todas as medidas aqui apresentadas estão detalhadas em portaria que pode ser lida, na íntegra, clicando aqui.

Por fim, o Ifap informa que a Pró-Reitoria de Ensino trabalha na reformulação do calendário acadêmico de acordo com as recomendações do Conselho Nacional de Educação (CNE) e oportunamente fará a divulgação do mesmo de forma que a carga horária legal de cada curso não seja descumprida.

Nota do editor: Como a atual situação é inédita para governos e instituições, as decisões de gestão são tomadas e/ou revistas de forma muito dinâmica. Por isso, informamos que a presente nota será editada sempre que for necessário para melhor informar a comunidade em geral. A última edição deste conteúdo foi feita às 22:32 do dia 20/03.