Ifap trabalha em adequações no calendário de atividades pedagógicas

Publicado: Quinta, 14 de Maio de 2020, 00h01 | Última atualização em Quinta, 14 de Maio de 2020, 10h31

As atividades presenciais do Instituto Federal do Amapá (Ifap) estão suspensas desde o dia 16 de março em função da pandemia da Covid-19 e a consequente necessidade de isolamento social para colaborar com a redução do contágio. Esses quase dois meses de aulas paralisadas geram a necessidade de adequações no calendário escolar e acadêmico para que seja garantido o cumprimento da carga horária de cada curso.

Nesse sentido, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) publicou, no site institucional, duas instruções normativas (INs): uma destinada aos cursos técnicos e outra relacionada aos cursos superiores. O conteúdo desses documentos traz orientações para que cada uma das unidades do Ifap possa realizar as mudanças em seu calendário, nas metodologias e nos processos avaliativos, zelando pela qualidade do ensino e do aprendizado, ainda que, para tanto, iniciativas pedagógicas de nivelamento sejam adotadas.

No caso específico dos cursos superiores, que tiveram, conforme autorização do MEC, até 40% de sua carga horária cumpridas por meio de metodologias a distância, as orientações expressas nos documentos comunicam a necessidade de encerramento das atividades pedagógicas assim que essa carga horária máxima permitida seja alcançada. Tal procedimento não deve, no entanto, incluir nenhum tipo de avaliação com atribuição de nota, conceito ou qualquer outra análise de desempenho do aluno que não possa ser realizada de forma presencial para aqueles que, por quaisquer motivos, não puderam participar de tais dinâmicas.

Além dessas duas INs, o pró-reitor de Ensino, Romaro Silva, gravou um vídeo no qual recupera todas as iniciativas adotadas pela instituição e seus respectivos motivos desde de que a necessidade de paralisação se tornou evidente, em um primeiro momento por iniciativa institucional própria e, posteriormente, por força dos decretos estaduais, municipais e de suas respectivas reedições. Uma dessas ações foi a aplicação de um questionário que, dentre outras coisas, apontou a dificuldade estrutural que grande parcela dos estudantes do ensino médio da instituição teriam para acompanhar aulas on-line, caso essas fossem utilizadas pela instituição. Tal constatação balizou a decisão de não trabalhar conteúdos a distância para os estudantes do ensino médio.

Atualmente, o Ifap trabalha com a previsão de que o calendário escolar e acadêmico de 2020, após as adequações necessárias, seja concluído no mês de fevereiro de 2021, considerando para tanto a implementação de sábados letivos.

Consulte os documentos relacionados: