Programa de Assistência Estudantil oferta 1.100 auxílios aos estudantes do Ifap

Publicado: Segunda, 17 de Fevereiro de 2020, 11h26

Inscrições para concorrer à concessão dos auxílios começam no dia 27 deste mês e vão até 3 de março no Setor de Assistência Estudantil dos campi

Alunos uniformizados no campus Macapá. Foto meramente ilustrativa: Suely Leitão (Deice/Ifap)

Estudantes uniformizados no Campus Macapá. Foto: Suely Leitão (Deice/Ifap)

O Instituto Federal do Amapá (Ifap), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), abriu processo de seleção para os auxílios do Programa de Assistência Estudantil, a serem concedidos no ano letivo de 2020 aos estudantes regularmente matriculados, com situação ativa, nas modalidades presencial nos campi Laranjal do Jari, Macapá, Porto Grande e Santana, campus Avançado Oiapoque e, na modalidade a distância, no Centro de Referência Pedra Branca do Amapari. As inscrições podem ser realizadas de 27 de fevereiro a 3 de março, no Setor de Assistência Estudantil do respectivo campus. Para obter mais informações e o formulário de inscrição, clique aqui.

O programa beneficia estudantes dos cursos técnicos de nível médio, na forma integrada/integral e subsequente, e dos cursos superiores, de acordo com a oferta de cada campus, desde que apresentem a documentação exigida e possuam renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, ou seja, R$ 1.567,50. Cada estudante poderá realizar a inscrição para pleitear até duas modalidades de auxílio. A concessão dos auxílios será efetuada mediante classificação dos inscritos baseada em avaliação socioeconômica realizada por profissionais do Serviço Social do Ifap.

Serão ofertados, neste ano, 1.100 auxílios, no total, sendo 459 no Campus Laranjal do Jari, 378 no Campus Macapá, 137 no Campus Santana, 62 no Campus Porto Grande, 41 no Campus Avançado Oiapoque e 23 no Centro de Referência Pedra Branca do Amapari.

Os repasses dos valores serão depositados diretamente na conta bancária do estudante selecionado durante o ano/semestre letivo de 2020, sendo interrompidos nas férias ou recesso escolar, exceto auxílio-moradia.

As modalidades e características dos auxílios são as seguintes:

Auxílio-alimentação – Auxílio financeiro mensal destinado à alimentação diária, correspondente a, no mínimo, 15% e, máximo, de 25% do salário mínimo, conforme o recurso disponível de cada campus. No Campus Laranjal do Jari, o repasse financeiro referente ao auxílio-alimentação será substituído pelo fornecimento de refeição (almoço) e atenderá, exclusivamente, aos alunos matriculados no ensino técnico, na forma integral.

Auxílio-material didático – Caracteriza-se pelo repasse de auxílio financeiro para a aquisição, uma vez ao ano, de material didático, podendo ser substituído pela entrega do kit escolar. Tem o valor máximo de 30% do salário mínimo, conforme o recurso disponível de cada campus. Os estudantes que receberem o valor deverão apresentar nota fiscal de compra.

Auxílio-moradia – Destina-se a despesas com aluguel de imóvel, caso o estudante não possua referência familiar direta (pai, mãe, irmãos), sendo, no mínimo, de 25% e máximo de 35% do salário mínimo. Os estudantes contemplados deverão apresentar recibo de aluguel.

Auxílio-transporte – Auxílio financeiro mensal no valor mínimo de 15% e máximo de 35% do salário mínimo, conforme o recurso disponível de cada campus.

Auxílio-uniforme – Consiste no repasse de auxílio financeiro para aquisição, uma vez ao ano, de uniforme padrão do Ifap (camisa, calça ou saia jeans, tênis, roupa de educação física, jaleco e agasalho). Tem o valor mínimo de 20% e máximo de 35% do salário mínimo, conforme o recurso disponível de cada campus. Pode ser substituído pela entrega do uniforme ao estudante. Os estudantes que receberem o valor deverão apresentar nota fiscal de compra.