2. Conselhos, Comissões e Comitês (CSU)

2.1 CONSELHOS

2.1.1 CONSELHO SUPERIOR – CONSUP

Serviços prestados: órgão colegiado que tem por objetivo analisar e regular as diretrizes de atuação do Instituto Federal do Amapá no âmbito acadêmico e administrativo, tendo como finalidade o processo educativo de excelência. De acordo com o Estatuto, o Conselho Superior é o órgão máximo dentro do Instituto Federal do Amapá, de caráter consultivo e deliberativo.

Presidido pelo reitor, conta com representantes dos docentes, discentes, servidores técnico-administrativos, egressos, representantes da sociedade civil, do Ministério da Educação e dos diretores-gerais dos campi.

Telefone: (96) 3198-2150

Outras informações:

Composição

Convocações

Resoluções

2.1.2 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – CONSEPE

Serviços prestados: o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, integrante da administração-geral do Ifap, tem funções normativas, consultivas e deliberativas sobre matéria acadêmica, didático-pedagógica, científica, artístico-cultural e desportiva, sendo composto: pelo Reitor, na condição de presidente; pelo Pró-Reitor de Ensino; pelo Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação; pelo Pró-Reitor de Extensão; por um coordenador de curso por campus, eleito por seus pares; por m representante docente por campus, eleito por seus pares; por quatro representantes discentes, eleitos por seus pares; por dois representantes técnico-administrativos, eleitos por seus pares; por dois representantes da sociedade civil, vinculados a instituições de fomento à pesquisa e/ou à extensão.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h Telefone: (96) 3198-2150

2.1.3 COLÉGIO DE DIRIGENTES – CODIR

Serviços prestados: Colégio de Dirigentes é um órgão colegiado superior, de caráter consultivo. Sua função é assessorar a administração-geral do Ifap em situações que exijam a tomada de decisões. Para isso, reúne-se mensalmente com a Reitoria, ou em situações excepcionais, de acordo com a necessidade. Atualmente o Colégio de Dirigentes é composto pelos gestores do Ifap.

Telefone: (96) 3198-2150

2.2 COMISSÕES

2.2.1 COMISSÃO DE ÉTICA

Serviços prestados: Atua como instância consultiva do dirigente máximo e dos respectivos servidores de órgão ou de entidade federal; Aplica o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto no 1.171, de 1994.

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Por telefone: (96) 3198-2151

2.2.2 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA

Serviços prestados: A atuação da Comissão Própria de Avaliação (CPA) se fundamenta na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional, da sua efetividade acadêmica e social e, especialmente, do aprofundamento dos seus compromissos e responsabilidades sociais.

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 14h às 18h

Mais informações

2.2.3 COMISSÃO INTERNA DE SUPERVISÃO DO PLANO DE CARREIRA E CARGO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS – CISPCCTAE

Telefone: (96) 3198-2151

2.2.4 COMISSÃO PERMANENTE DE PESSOAL DOCENTE – CPPD

Serviços prestados: A Comissão Permanente de Pessoal Docente, CPPD, é um órgão de assessoramento ao reitor e ao Conselho Superior do Ifap para formulação e acompanhamento da execução da política de pessoal docente.

Telefone: (96) 3198-2151

Endereço: Rodovia BR 210 KM 3, s/n – Bairro Brasil Novo

2.3 COMITÊS

2.3.1 COMITÊ DE GOVERNANÇA, RISCOS E CONTROLE

Serviços prestados: Constitui-se como estrutura de apoio à gestão no tocante aos riscos e controles internos, os quais devem ser geridos de forma integrada. Em suas ações, terá como objetivo o estabelecimento de um ambiente de controle e gestão de riscos que respeite os valores, interesses e expectativas da organização e dos agentes que a compõem e, também, os de todas as partes interessadas, tendo o cidadão e a sociedade como principais vetores. O Comitê de Governança, Riscos e Controles tem a seguinte composição: reitor, na condição de presidente; pró-reitores; diretores sistêmicos; e diretores-gerais dos campi.

O Comitê poderá dispor de um assessor especial de Controle Interno para apoiar as suas ações.

2.3.2 COMITÊ GESTOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Serviços prestados: órgão colegiado consultivo e propositivo que tem a finalidade de colaborar com a Diretoria de TI para o desenvolvimento das políticas e ações do Ifap na área de Tecnologia da Informação.

2.3.3 COMITÊ GESTOR DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Serviços prestados: Órgão colegiado consultivo e propositivo que tem a finalidade de colaborar com o Comitê Gestor e Tecnologia da Informação – CGTI e coordenar a Equipe de Tratamento de Incidentes em Redes Computacionais – ETIR.

2.3.4 COMITÊ DE GESTÃO AMBIENTAL

Serviços prestados: O Comitê Institucional de Gestão Ambiental – CGA regula-se pelo Regimento, pelas políticas e normas internas e pela legislação aplicável, tendo por objetivo implantar e monitorar as políticas de gestão ambiental do Ifap no desempenho de suas atribuições relacionadas ao fomento de estratégias de sustentabilidade, incluindo o estabelecimento de diretrizes e ações e conciliando as questões ambientais e de desenvolvimento econômico com as de responsabilidade social.

2.3.5 COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

Serviços prestados: O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/Ifap), envolvendo seres humanos e animais, é órgão colegiado dotado de munus publicum, de caráter consultivo, educativo e deliberativo, instituído com o objetivo de zelar pela ética, pela integridade e pela dignidade dos seres vivos envolvidos em projetos de pesquisa.