17ª SNCT: programação tem atividades em Macapá, Santana e Oiapoque

Publicado: Quarta, 21 de Outubro de 2020, 15h45 | Última atualização em Quarta, 21 de Outubro de 2020, 16h21

Dando prosseguimento às atividades da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Instituto Federal do Amapá (Ifap), o Campus Macapá realizou pela manhã de ontem (20/10) a palestra “Plantas alimentícias não convencionais”, ministrada pelo nutricionista Ytalo Ruan Souza, que apresentou o resultado de um estudo realizado na graduação, no qual fala dos benefícios para a saúde proporcionados pela alimentação saudável com caules, folhas, botões florais, flores e frutos potencialmente comestíveis.

No período da tarde, o professor Salvador Taty realizou o minicurso “Produção de Álcool Etílico Glicerinado 80% a partir de materiais alternativos”. Durante o curso, o professor explicou o passo a passo para produção a partir de materiais acessíveis, como, por exemplo, álcool etílico, peróxido de hidrogênio, glicerol e água purificada. O docente também detalhou os cálculos necessários para definir as medidas exatas de cada um dos ingredientes utilizados na produção de formulações antissépticas alcoólicas.

A mesa-redonda "Formação em Música e Perspectivas de Mercado" aconteceu também à tarde, organizada pelo Campus Santana, reunindo bacharéis e licenciados em música e musicoterapeutas para um diálogo sobre o exercício da profissão e área de atuação de cada um desses profissionais. De acordo com o estudante do 2º ano do curso técnico integrado em Publicidade do Campus Santana Sebastião Neto: “Foi incrível, adorei falar sobre a musicoterapia, que é um assunto muito bom, tratar angústias e problemas psicológicos por meio da música. A experiência tem sido maravilhosa, achei a organização incrível, está dando para acessar todos os links, não achei nenhuma dificuldade. Estou inscrito em muitos outros cursos. Até agora estou gostando muito, eu só tenho a agradecer ao Instituto por oferecer isso para a gente, essa experiência enriquecedora, com muitos assuntos novos e temas interessantes”.

À noite, houve duas programações simultâneas: o Campus Avançado Oiapoque promoveu a palestra “Inteligência artificial e educação infantil”, conduzida pela professora Cintya Batista e pelo professor Aldrian Lima e, pelo IV Simpósio de Pós-Graduação (IV Simpog), foi realizada a palestra “A influência da cultura digital na prática docente”, conduzida pela professora Darlene Del-Teto, que enfatizou “a necessidade do empenho conjunto de governos, instituições, professores e demais profissionais da educação empenharem-se ainda mais na assimilação do que temos chamado de ‘tecnodocência’, que não é mais algo futuro, já é uma realidade concreta da rotina docente”.

Todas as palestras realizadas durante a 17ª SNCT mencionadas nesta matéria foram transmitidas pelo canal da instituição no YouTube e estão disponíveis para o público clicando aqui. A programação do evento segue até o dia 23/10 e ainda é possível realizar a inscrição para as próximas atividades com direito a certificação clicando aqui.

Departamento de Comunicaçao - Dicom