Alunos do Ifap podem participar de curso de robótica espacial gratuitamente

Publicado: Sexta, 07 de Maio de 2021, 17h44 | Última atualização em Sexta, 14 de Maio de 2021, 13h43

Estudantes dos cursos do ensino médio integrado de todos os campi do Instituto Federal do Amapá (Ifap) podem se inscrever gratuitamente, de 12 a 18/5, para o Curso de Robótica Espacial clicando aqui. O curso será promovido pela Universidade de Brasília (UNB) e inova não apenas no tema, mas também na forma como os alunos irão participar: tudo será muito parecido com um jogo de vídeo game em rede: em vez de matérias e provas, haverá missões;  em vez de sala de aula, a Estação de Inovação Lunar, em vez de notas, pontuação ao final de cada etapa.

Todas as fases do curso acontecerão de forma 100% virtual e terão um único objetivo: cada estudante deverá montar o seu próprio robô. Essa metodologia de ensino é inspirada em um projeto da Nasa (National Aeronautics and Space Administration) chamado Artemis. A iniciativa conta também com o financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e com suporte técnico da Agência Espacial Brasileira.

Para lançar nacionalmente o Programa de Robótica Nacional a UnB realizará, no próximo dia 10/5, às 16h, uma live através do canal do Youtube e da página do programa no Facebook. Durante a live, os interessados poderão conhecer os detalhes do programa e do funcionamento da plataforma onde o curso/jogo acontecerá.

Será destinado um número específico de vagas para os alunos de cada campi da seguinte forma: 90 vagas para alunos do Campus Macapá; 60 vagas para alunos do Campus Santana; 60 vagas para alunos do campus Laranjal do Jari;  e 40 vagas para alunos do Campus Porto Grande. Caso o número destinado para cada unidade seja ultrapassado pela quantidade de alunos inscritos, a coordenação do curso no Ifap realizará um sorteio para definir os classificados.

Cada fase do curso/jogo busca desenvolver nos participantes habilidades e competências ligadas a robótica, inovação, física, matemática, ciências, engenharia mecânica, mecatrônica, elétrica e eletrônica tudo de forma intuitiva e aplicado a problemas reais nas missões presentes do jogo. Para acessar o edital de seleção do curso, basta clicar aqui.

Diretoria de Comunicação - Dicom