Amapá IFTECH discutirá robótica e inteligência artificial

Publicado: Quarta, 24 de Novembro de 2021, 01h46 | Última atualização em Sexta, 26 de Novembro de 2021, 22h30

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizará, nos dias 2 e 3 de dezembro, a primeira edição do Amapá IFTech, evento focado no debate da robótica e suas aplicações em nosso cotidiano. A programação será composta por mesas-redondas, oficinas, palestras e minicursos nas áreas de tecnologia, robótica, inteligência artificial, programação e internet das coisas. Todas as atividades serão realizadas on-line através do canal do Ifap no Youtube e no Google Meet. Os interessados em participar da programação podem realizar sua inscrição gratuitamente clicando aqui.

Este será o primeiro evento do Programa Institucional de Robótica do Ifap, que tem por finalidade colocar na rotina de servidores e estudantes do Instituto toda a diversidade de temas e aplicações da robótica dentro do contexto educacional através de metodologias qualitativas que estimulem, incentivem e promovam a cultura digital inclusiva.

De acordo com Hutson Silva, coordenador de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), “o Ifap é uma instituição que não mede esforços para apoiar as ações que envolvam a robótica e a programação. O intuito desse evento é que ele aconteça todos os anos, trazendo diversas atividades, propondo momentos de reflexão sobre o uso das tecnologias e incentivando os estudantes a se aprofundarem nesse ramo do conhecimento”.

Além das atividades já mencionadas, o evento contará com uma competição virtual de robótica e também com uma maratona de programação. O regulamento das duas competições está disponível aqui.

O desafio de robótica consistirá em uma competição entre estudantes através da plataforma do Open Roberta Lab. Essa plataforma permite que o usuário programe um robô virtual para enfrentar diversos obstáculos de acordo com a trajetória definida. Nessa modalidade, a equipe deverá programar um seguidor de linha, que deverá percorrer um circuito enfrentando alguns obstáculos preestabelecidos.

Assim como o desafio de robótica, a maratona de programação também será uma competição voltada aos estudantes do Ifap. Nela, a disputa acontecerá na plataforma virtual BeeCrowd. As programações poderão ser desenvolvidas em C, C++, C# e Pyton. Dentro do tempo estipulado, as equipes terão que cumprir o máximo possível de missões estabelecidas pela organização do evento.

Confira a programação completa do evento abaixo:

Palestras e mesas-redondas

9h às 10h

Abertura e Lançamento do Grupo Educacional de Pesquisa em Robótica, Inteligência Artificial e Programação(GEP²RIA)

10h30 às 12h

Elas na Robótica: Programe como uma garota

Oficinas e minicursos

14h às 17h

Transformando ideias em produtos na Amazônia

Programação no Open Roberta

Modelagem no TinkerCad para impressão 3D

Introdução ao Scratch

FakeNews nas Redes Sociais

19h às 21h

Introdução ao CSS

Metodologias Para Trabalhar com Robótica em Sala de Aula

Introdução ao desenvolvimento de aplicativos com Flutter

Desmitificando o Machine Learning: Fundamentos com Scikit-Learn

Introdução à Inteligência Artificial

Relatos do Projeto da Robótica Alternativa: Nossos Robôs e Campeonatos Nacionais e Internacionais

Pensamento Computacional para Todos.

Introdução à robótica com Arduino no TinkerCad

- Palestras e mesas-redondas

8h30 às 10h

Tecnologias: presente ou futuro?

10h30 às 12h

Desafios e Perspectivas da Robótica nas escolas públicas no Amapá

- Maratona de programação e desafio de robótica

13h às 18h