Cursos superiores do Ifap têm processo seletivo inédito sem prova

Publicado: Sexta, 08 de Janeiro de 2021, 12h41 | Última atualização em Domingo, 10 de Janeiro de 2021, 11h11

Foto de arquivo de solenidade de colação de grau de curso superior do Ifap

Solenidade de colação de grau de curso superior do Ifap (Foto: Arquivo Dicom/Ifap)

Pela primeira vez a seleção para graduação será pelas notas obtidas pelos candidatos até o penúltimo ano do ensino médio, e não pelo SiSU

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) decidiu abrir um processo seletivo próprio para 16 cursos superiores, nos campi Laranjal do Jari, Macapá, Porto Grande e Santana, para ingresso no primeiro semestre de 2021. Será a primeira vez na história da instituição que não será utilizado o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC), devido aos atrasos causados pela pandemia do coronavírus nos calendários do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, consequentemente, do Sisu. São ofertadas 520 vagas, destinadas a estudantes que já concluíram – ou estão concluindo - o ensino médio. As inscrições ao PS Superior 2021.1 serão realizadas, gratuitamente, no período de 13 a 26 de janeiro deste ano, na página processoseletivos.ifap.edu.br. Para acessar o edital e saber mais, clique aqui.

“Com o atraso no cronograma, a previsão é de abertura do SiSU para final de março e início de abril de 2021, o que atrasaria todo o calendário escolar dos novos alunos. Devido à essa excepcionalidade e com a mudança da prova do Enem, nossos alunos que ainda estão concluindo o 3° ano que ainda não fizeram a prova não teriam notas para ingressar. Dessa forma, muitos institutos federais optaram pela realização de processos seletivos próprios com base no cenário de atraso do calendário. Portanto, para não termos mais atrasos e não prejudicar os novos alunos, o Ifap fez essa opção para esse ano”, explica o diretor de Processo Seletivo da Pró-Reitoria de Ensino do Ifap, Marcos Araújo Almeida.

Período de Inscrição

13/01 a 26/01/2021

Resultado provisório da Análise documental

A partir de 08/02/2021

Prazo para recursos

09/02 a 13/02/2021

Resultado final e convocação para matrícula

A partir de 18/02/2021

22 a 26/02/2021

Início das aulas

A partir de março, conforme calendário dos campi.

Como se inscrever

O candidato deve acessar a página do processo seletivo, clicar em “Processo Seletivo Superior 2021.1”, selecionar o nível de ensino, modalidade, campus, curso e turno desejados. Deve ser feita uma única inscrição, podendo alterar as opções de curso dentro do período de inscrição. É preciso que o candidato informe, obrigatoriamente, o próprio CPF, e não dos pais ou de terceiros. Não há taxa de inscrição.

Siga os passos da inscrição:

1° Selecionar o Nível de Ensino, Modalidade, Campus, Curso, Turno desejados e clicar no link: “INSCREVA-SE”

2° Digitar o CPF do candidato (necessariamente do candidato e não dos pais ou de terceiros).

3° Informar os dados pessoais obrigatórios do candidato, solicitados na Ficha de Inscrição.

4° O candidato deverá indicar se quer concorrer às vagas reservadas, conforme disposto no subitem 2.1 do edital.

5° Escolha da modalidade do curso e tipo de histórico.

6° Preencher todos os campos, relacionados ao histórico escolar do candidato, conforme o subitem 4.3, informando as médias escolares do ensino médio. As médias de 0 (zero) a 10 (dez), deverão ser informadas com, no máximo, 2 (duas) casas decimais, utilizando ponto final (.) para separar as casas.

7° Anexar, para análise documental, os documentos relacionados no item 4 do edital de acordo com a modalidade de inscrição do candidato.

8° Confirmar os dados antes de finalizar a inscrição.

9° Clicar na mensagem: “Declaro que li integralmente o edital. Declaro também que estou de acordo com todas as condições estabelecidas, não podendo alegar desconhecimento, em qualquer momento, das informações prestadas”.

Critérios de seleção

O PS Superior 2021.1 é destinado a estudantes que concluíram ou estão concluindo o ensino médio, em todas as formas de certificação. A classificação será feita a partir do desempenho (notas/conceitos) do candidato, sendo consideradas as notas da 1ª e 2ª série do ensino médio, analisadas as disciplinas conforme o grupo de conhecimento do curso escolhido, detalhado no edital.

“Os candidatos que estão cursando ainda as séries de 2020 não usarão esses históricos do ano da pandemia. Exemplo, o aluno que está no terceiro ano do ensino médio e vai se candidatar no processo seletivo usará as notas do primeiro ano (2018) e do segundo ano (2019). São notas e históricos que eles já têm dos anos anteriores à pandemia”, explica o diretor Marcos Araújo Almeida.

Além do histórico escolar dos candidatos que estão concluindo o ensino médio, serão considerados para a classificação os seguintes documentos:

• Histórico Escolar do Ensino Médio, Boletim Escolar ou Ficha Individual Escolar.

• Certificado de Conclusão Via Provão

• Certificado de Conclusão via Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja

• Certificado de Conclusão de Ensino Médio com base nos resultados do Enem

• Histórico Escolar do Ensino Médio, com base na Educação de Jovens e Adultos (Eja)

• Histórico Escolar do Ensino Médio, com base no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja)

Vagas

Conforme a legislação de cotas, 50% das vagas de cada curso são reservadas aos candidatos que estudaram, integralmente, em instituições públicas de ensino, identificados mediante as informações descritas no formulário de inscrição. Dessas 50%, a metade é reservada aos estudantes oriundos de famílias com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e superior a 1,5 salário mínimo per capita, para as cotas de autodeclarados pretos, pardos e Indígenas e de pessoas com deficiência.

Quadro de cursos

CAMPUS