Ifap abre 400 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio

Publicado: Quarta, 20 de Outubro de 2021, 20h03 | Última atualização em Sábado, 30 de Outubro de 2021, 15h21

Os estudantes que irão concluir o 9º ano do ensino fundamental no ano letivo de 2021 já podem ficar atentos ao prazo de inscrição para o Processo Seletivo do Ensino Técnico Integrado do Instituto Federal do Amapá (PS/Ifap), que vai de 1º a 28 de novembro. O PS Integrado do Ifap ofertará 400 vagas divididas entre as 4 unidades da instituição: Campus Laranjal do Jari, 80 vagas; Campus Macapá, 180 vagas; Campus Porto Grande, 60 vagas; e Campus Santana 80 vagas.

Para se inscrever no PS Integrado do Ifap, os candidatos devem fazer sua inscrição clicando aqui e efetuar o pagamento da taxa de R$ 10,00. Estudantes de baixa renda podem solicitar a isenção desse valor de 8 a 12 de novembro através do preenchimento do anexo V do edital do PS e envio do mesmo de forma on-line, pelo sistema de acompanhamento das inscrições, para análise comissão de seleção.

Como já se tornou tradição na instituição, a seleção dos candidatos inscritos será feita através do histórico escolar do 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental, mais especificamente considerando as notas de Português e Matemática. A comprovação dessas notas será feita através do envio do histórico escolar do candidato, no ato de sua inscrição junto com os demais documentos pessoais listados no edital.

Como funciona o ensino técnico integrado do Ifap?

O curso técnico integrado ao ensino médio ofertado pelo Ifap é destinado a quem já concluiu o ensino fundamental e ainda não possui o ensino médio. O curso é planejado de modo a conduzir o aluno à uma formação profissional técnica focada na empregabilidade e na formação humana integral. Ao mesmo tempo, o aluno conclui seu ensino médio tradicional e torna-se apto para ingressar no ensino superior. Nesse ponto específico, o Ifap tem se destacado no Exame Nacional de Cursos (Enem). As notas conquistadas pela instituição são as melhores do estado entre as escolas públicas há pelo menos 3 anos.

As aulas dos alunos aprovados serão presenciais?

A matrícula dos candidatos aprovado está marcada, no edital, para o período de 10 a 13/01 de 2022. Nesse período, de acordo com a Lei 14.218/2021, todas as atividades de ensino que não sejam referentes aos cursos de EaD, devem voltar à rotina presencial. Por isso, os candidatos aprovados pelo PS Integrado do Ifap de 2022.1 já iniciarão seus estudos na instituição em regime presencial.

Quais cursos serão ofertados em cada unidade do Ifap?

A informação sobre que cursos serão ofertados e qual unidade está detalhada no edital. Inclusive destacando quantas vagas de cada curso são destinadas para as cotas e ações afirmativas. Uma das características do PS Integrado do Ifap é que 50% das vagas de todos os cursos são destinadas para alunos que cursaram todo o seu ensino fundamental em escolas da rede pública de ensino, o que aumenta as chances de aprovação desse público. Abaixo, nós listamos os cursos por unidade e seu respectivo número de vagas, mas é imprescindível que os candidatos e/ou seus responsáveis leiam o edital do PS na íntegra antes de efetuar sua inscrição.

Campus Laranjal do Jari 80 vagas
Técnico em Florestas – 40 vagas
Técnico em Administração – 40 vagas

Clique aqui e acesse o guia de cursos do Campus Laranjal do Jari.

Campus Macapá 180 vagas
Técnico em Alimentos – 30 vagas
Técnico em Edificações – 30 vagas
Técnico em Estradas – 30 vagas
Técnico em Mineração – 30 vagas
Técnico em Química – 30 vagas
Técnico em Redes de
Computadores – 30 vagas

Clique aqui e acesse o guia de cursos do Campus Macapá.

Porto Grande 60 vagas
Técnico em Administração – 30 vagas
Técnico em Agroecologia – 30 vagas

Clique aqui e acesse o guia de cursos do Campus Agrícola Porto Grande.

Campus Santana 80 vagas
Técnico em Logística – 40 vagas
Técnico em Marketing – 40 vagas

Clique aqui e acesse o guia de cursos do Campus Santana.

Diretoria de Comunicação - Dicom