Ifap conquista quatro premiações na etapa regional do Torneiro Brasil de Robótica

Publicado: Terça, 30 de Novembro de 2021, 13h54 | Última atualização em Terça, 30 de Novembro de 2021, 14h17

Quatro equipes de robótica do Instituto Federal do Amapá (Ifap) foram premiadas com troféus e medalhas no último dia 27/11 na Etapa Regional I do Torneiro Brasil de Robótica (TBR) deste ano, cujo tema defendeu a erradicação do trabalho infantil. O Ifap participou da competição com as equipes SinaX e Baymax, na categoria High; e Girls from Amapá e Tucuju Startec, na categoria Univertity.

Nesta competição, as equipes são avaliadas em três critérios: mérito científico; organização e método; e tecnologia e engenharia. Cada um desses quesitos vale 500 pontos. A equipe que, na soma final, obtiver a maior nota, vence. Considerando essa metodologia de avaliação, as quatro equipes do Ifap obtiveram as seguintes premiações:

- Primeiro lugar na modalidade High - SynaX (Equipe com estudantes de Laranjal)

- Terceiro lugar na modalidade High - Baymax (Equipe com estudantes de Macapá e Laranjal)

- Segundo lugar na modalidade University - Girls From Amapá (Estudantes de Macapá)

- Terceiro lugar na modalidade University - Tucuju Startec (Estudantes de Macapá)

A modalidade “High” é voltada para jovens em faixa etária entre 15 e 19 anos de idade e objetiva aprofundar o exercício do método científico e identificar talentos no universo das ciências e das tecnologias. Nesta modalidade as equipes podem ser formadas com no mínimo 3 e no máximo 10 integrantes.

Já a modalidade “University” reúne jovens com, no mínimo, 17 anos e que estejam matriculados e frequentando um curso universitário. Esta categoria foi criada para mapear talentos com profundos de conhecimentos técnicos, capacidade de organização e método adequado para o trabalho em equipe. A quantidade de membros permitida na equipe é a mesma da categoria anterior.

O desafio dos estudantes nas duas categorias consistiu em programar um robô virtual para enfrentar obstáculos na mesa do desafio prático. Além disso, os estudantes do ensino médio precisam entregar o caderno da engenharia, explicando toda a montagem e programação do robô. Também foi necessário enviar o diário de bordo contendo a evolução de todo o trabalho e um artigo científico com o tema da erradicação do trabalho infantil. A equipe Baymax trabalhou com o tema do trabalho infantil em garimpos no estado do Amapá e a equipe Synax investigou a relação entre trabalho infantil e a exploração sexual de crianças.

Esse expressivo resultado foi conquistado pouco tempo depois da aprovação pelo Conselho Superior da Instituição (Consup) do Programa Institucional de Robótica do Ifap. De acordo com o coordenado do programa, Hutson Silva, “A participação dos estudantes no TBR foi uma ótima oportunidade para estrear o Ifap nesta competição. O torneio reúne uma modalidade científica de competição que busca despertar o trabalho em equipe, escrita científica, habilidades com programação e a organização de projetos. O resultado foi surpreendente, as equipes trabalharam muito, tiveram que se organizarem para estudar e no contraturno para conseguir elaborar o material do torneio, que não foi fácil”.

Confira abaixo a composição de cada uma das equipes do Ifap que participaram da competição:

Synax

Professor orientador: Hutson Roger Silva