Ifap e PMM assinam termo de cooperação técnica para uso da robótica e do xadrez nas escolas do município

Publicado: Quinta, 18 de Novembro de 2021, 15h51 | Última atualização em Quinta, 18 de Novembro de 2021, 16h21

A reitora do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Marialva Almeida, recebeu, no último dia 16/11, o prefeito de Macapá, Antônio Furlan e seu secretário de Educação, Edielson Silva, para a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica, Educacional e Científica entre o Ifap e a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM).

O documento prevê, por parte do Ifap, a oferta de treinamentos nas áreas de robótica, xadrez e cultura maker destinados aos professores da rede pública municipal de ensino. Em contrapartida, a PMM irá melhorar a urbanização do entorno do Campus Macapá, ampliar a quantidade de linhas de transporte coletivo que atendem à comunidade do Ifap e entorno, bem como disponibilizar bolsas de monitoria para estudantes do Ifap dentro dos projetos de formação de professores nas áreas acima mencionadas.

As primeiras ações a serem realizadas como desdobramento desta pactuação serão a oferta de cursos destinados a capacitação de Microempreendedores Individuais (MEI) do bairro dos Congós e a oferta de qualificação técnica na área das Ciências Agrárias, que será conduzida pelo Campus Agrícola Porto Grande para os professores das Escolas Família Agrícola (EFAs) do município dentro do projeto Proaves, que busca melhorar a qualidade de alimentação escolar ofertada pelas escolas da capital.

De acordo com a reitora Marialva Almeida, “esse acordo é muito importante para o Ifap, pois estamos sempre em busca de ampliar nossa participação social no Amapá sempre que o tema for melhorar a educação do estado. Nesse sentido, participar de um projeto que vai levar a expertise do Ifap em robótica educacional, xadrez e cultura maker aos professores da rede pública municipal só pode nos deixar imensamente felizes pois, para melhorar o desempenho de nossos alunos, um dos caminhos importantes é investir na formação dos professores”, ressaltou.

Já o prefeito da capital, Antônio Furlan, destacou que “hoje, a Prefeitura formaliza um termo de cooperação com o Ifap para a introdução da robótica nas escolas municipais, tanto na parte pedagógica para nossas crianças, quanto na parte de formação continuada para nossos professores, haja vista a grande experiência que o Ifap tem nessa área, inclusive com professores doutores que, com certeza, transmitirão toda a sua capacidade técnica para os nossos professores e alunos”.

Diretoria de Comunicação - Dicom