Ifap lançará banco de dados público com suas pesquisas

Publicado: Terça, 21 de Setembro de 2021, 20h37 | Última atualização em Terça, 28 de Setembro de 2021, 15h42

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizará, no próximo dia 28/9, às 16h, a live de lançamento de seu repositório institucional de pesquisas, que contará com a palestra “Cenário dos repositórios e a Rede Norte de Repositórios Institucionais”, que será ministrada pela professora doutora Célia Regina Simonetti, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pela coordenadora geral de pesquisa e manutenção de produtos consolidados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), doutora Bianca Amaro.

A live também contará com a presença da reitora do Ifap, professora Marialva Almeida, do pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Romaro Silva, e da presidente da comissão de desenvolvimento do Repositório Institucional do Ifap (Riifap), Suzana Cardoso.

De acordo com Romaro Silva, o momento de lançamento do Riifap é estratégico, pois “a instituição vem, ao longo dos últimos anos, aumentando significativamente sua produção científica. Agora, com o repositório, todas essas pesquisas poderão, a critério dos autores, ficar à disposição da sociedade. Essa possibilidade é uma peça chave para o processo de comunicação científica, oferecendo novas oportunidades para o compartilhamento da informação”.

O que é um repositório institucional?

É uma plataforma que reúne, organiza, preserva e dissemina todo o conhecimento produzido por instituições e órgãos de pesquisas acadêmicas e/ou científicas. O Repositório Institucional do Ifap (Riifap) cumprirá exatamente esse papel e será um instrumento que permitirá à comunidade interessada ter acesso de forma aberta aos resultados das pesquisas conduzidas por professores e estudantes da instituição. Esse conceito de ciência aberta é estimulado e apoiado pelo IBICT.

Acesse o Repositório Institucional do Ifap: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/

Diretoria de Comunicação - Dicom