Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ifap promove ciclo de debates sobre diretrizes curriculares

Publicado: Quarta, 18 de Agosto de 2021, 16h30
 
 
 
Discutir a educação profissional e tecnológica frente às políticas públicas e às legislações é um dos objetivos do Ciclo de Debates "Diretrizes Curriculares para a Educação Profissional e Tecnológica: um convite à reflexão”, promovido pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap), através da Pró-Reitoria de Ensino (Proen). A programação acontecerá em cinco dias  - 31 de agosto, 1º, 9, 16 e 23 de setembro  - e colocará em pauta as mudanças nas normativas referentes à educação profissional, avaliando os impactos nas ações político-pedagógicas dos Institutos FederaisClique aqui para fazer a inscrição nas palestras.
 
Todos os dias de programação irão acontecer pelo canal oficial TV Ifap no Youtube, com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para receber a certificação, é necessário que o inscrito realize a confirmação de presença através do link disponibilizado no chat durante cada palestra.
 
O pró-reitor de Ensino, Victor Hugo Gomes Sales, explica que “a organização do ciclo de debates em educação profissional e tecnológica tem como motivação principal a necessidade de propiciarmos uma reflexão e diálogo junto à comunidade acadêmica do Ifap frente à nova legislação e suas implicações na Educação Profissional Tecnológica”.
 
A programação conta com a participação de convidados com vasta experiência na área de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), como Gaudêncio Frigotto, que discutirá os impactos da expansão dos Institutos Federais. Marise Ramos debaterá as possibilidades e desafios do currículo integrado dentro do atual contexto político. Adilson César Araújo fará uma explanação dos possíveis impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos IFs. Alessandra Ciambarella abordará as atuais políticas de educação profissional e tecnológica e Dante Henrique Moura falará sobre o novo cenário para a EPT. José Marcelino de Rezende vai ministrar palestra sobre o recém-publicado Decreto nº 10.656/2021.
 
O ciclo de debates será encerrado com a apresentação do Plano de Ação Institucional de Atualização das Diretrizes Curriculares da Educação Profissional Técnica do Ifap, ministrada pelo pró-reitor Victor Hugo Gomes Sales. 
 
 
 
Programação
 

Programação – Palestras

Data e Hora

Abertura

Palestra: Os impactos da expansão e interiorização dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para sustentabilidade local e regional.

Palestrante: Gaudêncio Frigotto

INSCREVA-SE AQUI 

 

 

31 de agosto

15h30

Palestra: Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado no atual contexto político

Palestrante: Marise Nogueira Ramos – UERJ

INSCREVA-SE AQUI

 

Palestra: Os possíveis impactos da BNCC nos Institutos Federais

Palestrante: Adilson César Araújo – IFB

INSCREVA-SE AQUI 

1º de setembro

14h30

 

 

 

1º de setembro

16h30

Palestra: As políticas de educação profissional e tecnológica e os atuais direcionamentos impostos aos Institutos Federais: (im) possibilidades e limitações em tempos sombrios.
Palestrante: Alessandra Ciambarella Paulon – IFRJ

INSCREVA-SE AQUI

 

Palestra: Novo cenário legal para a EPT: desafios para a manutenção de propostas pedagógicas que atendam a população enquanto sujeitos de direitos.

Palestrante: Dante Henrique Moura – IFRN

INSCREVA-SE AQUI

9 de setembro

14h30

 

 

 

 

 

 9 de setembro

16h30

Palestra: Decreto Nº 10.656/2021: efeitos no financiamento de expansão da oferta pública de Educação Profissional.

Palestrante: José Marcelino de Rezende Pinto – USP

INSCREVA-SE AQUI

 

16 de setembro

16h20

Palestra: Apresentação do Plano de Ação Institucional de atualização das Diretrizes Curriculares da Educação Profissional Técnica e encaminhamentos.

Palestrante: Victor Hugo Gomes Sales – Ifap

INSCREVA-SE AQUI

 

23 de setembro

15h

 

 

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

 

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa

registrado em:
Fim do conteúdo da página