Ifap publica edital para eleição da CPA

Publicado: Segunda, 24 de Maio de 2021, 16h52 | Última atualização em Quinta, 27 de Maio de 2021, 17h11

Servidores e estudantes do ensino superior das unidades do Instituto Federal do Amapá (Ifap) interessados em ser membros da Comissão Própria de Avalição (CPA) já podem acessar o edital com as regras da eleição deste ano. As inscrições para concorrer a uma das vagas deverão ser feitas de 27 a 31 de maio, de forma on-line, por meio do Sistema Único de Administração Pública (Suap).

O que é a CPA?

A CPA é um órgão autônomo em que cada segmento que compõem a comunidade escolar (professores, técnicos administrativos e estudantes) elege seus representantes e suplentes para um mandato de dois anos.

Sua principal função é promover estudos, pesquisas e relatórios de avaliação dos serviços e ações ofertados pelo Ifap relacionados às suas atividades fins: ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação e inovação.

A atual legislação sobre as Instituições de Ensino Superior (IES) coloca a eleição de uma CPA como obrigatória e a insere como parte do Sistema Nacional de Avalição da Educação Superior (Sinaes).

Quantas vagas estarão em disputa nesta eleição?

A CPA é composta por representantes docentes, técnico-administrativos e estudantes de cada unidade, da seguinte forma:

- 1 representante dos docentes e 1 suplente;

- 1 representante dos técnicos administrativos e 1 suplente;

- 1 representante dos estudantes e 1 suplente.

Cada unidade do Ifap, porém, terá uma subcomissão própria de avaliação para dar apoio às ações da CPA em cada município no qual o Ifap atua. Essas subcomissões são compostas da seguinte forma:

- 2 (dois) representantes docentes e 2 (dois) suplentes;

- 2 (dois) representantes técnico-administrativos e 2 (dois) suplentes;

- 2 (dois) representantes discentes do ensino superior e 2 (dois) suplentes.

Dessa maneira, o candidato mais votado de cada segmento fará parte da CPA, o 2º e 3º colocados serão membros sub-CPA em cada unidade e os demais colocados ocuparão o cargo de suplentes.

A campanha e a votação

O edital estabelece prazos para a campanha dos candidatos a uma vaga na CPA e recomenda que essa campanha siga todas as normas estipuladas pelos órgãos de saúde pública relacionadas à prevenção da Covid-19, bem como as regulamentações internas do próprio Ifap.

Seguindo essa lógica, pela primeira vez, o processo de votação para a CPA será on-line por meio do Suap, que irá disponibilizar para cada eleitor a lista de candidatos aptos para serem votados nos seus respectivos segmentos. A votação ocorrerá no dia 14 de junho, das 8 às 18 horas, através do Suap.

Diretoria de Comunicação - Dicom