Ifap tem participação premiada no 12º Connepi
Além do maior número de trabalhos científicos aprovados, Instituto Federal do Amapá é premiado no Desafio de Ideias e na Mostra Tecnológica
Com 35 pôsteres e seis apresentações orais de pesquisas científicas de estudantes e servidores de todas as unidades, o Instituto Federal do Amapá (Ifap) teve no 12º Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) – realizado de 27 a 30 de novembro, em Olinda-PE - , a maior participação em relação ao número de trabalhos aprovados. Contudo o grande diferencial desta edição foi mesmo o Ifap ter sido premiado com propostas inovadoras entre todos os institutos federais do Norte e Nordeste. O projeto Ifish, de estudantes do campus Macapá, que propõe a confecção de biojoias com massa cerâmica feita a partir de ossos de peixes, foi campeão no Desafio de Ideias. Já um sistema automatizado de liga-desliga de centrais de ar, apresentado pelo professor Dimitri Mahmud, do campus Santana, ganhou o terceiro prêmio na Mostra Tecnológica.
“O Ifap teve uma presença muito marcante nesse Connepi. Houve um esforço conjunto para incentivar a participação de nossos estudantes, professores e técnicos, que apresentaram trabalhos de alto nível”, ressaltou a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Layana Cardoso. Também explicou que os 41 trabalhos centíficos do Ifap, selecionados para o evento, receberam incentivos dos respectivos campi com apoio da Propesq, para que tivesse pelo menos um representante presente no evento.
Inovação
Além da mostra de pôsteres e exposições orais, o Ifap esteve presente na “Mostra dos Ifs”, onde expôs suas atividades de ensino, pesquisa e extensão e dois trabalhos premiados na Jornada de Iniciação Científica realizada neste ano no próprio Ifap – um aplicativo mobile para valorização das belezas cênicas das unidades de conservação, de bolsistas do campus Laranjal do Jari, e o outro o sistema liga-desliga de central de ar do campus Santana.
No espaço Universo IF, foram selecionados pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) dois projetos para a Mostra Tecnológica. Um foi o projeto “Energia eólica: construção de um protótipo de aerogerador como fonte de energia alternativa e renovável”, apresentado pelas alunas do curso técnico em Marketing Juliana Cardoso e Elenilda Oliveira, orientadas pela professora de Biologia Hanna Bezerra, do campus Santana. O outro foi o sistema liga/desliga de centrais de ar, do professor Dimitri Mahmud, que conquistou o terceiro lugar na Mostra Tecnológica.
Desafio
Ainda no Universo IF, houve o Desafio de Ideias, onde o Ifap foi representado pela equipe Aruana, formada pelas alunas do curso técnico de Mineração Beatriz Melo, Luany Beatriz Amanajás, Anna Maria Vilhena e Carine Correia, que apresentaram o projeto Ifish. Coordenado pela professora Lídia Dely Alves, com a colaboração da professora de Espanhol Thaynam Maia, trata-se de um projeto de extensão que vem sendo desenvolvido pelas estudantes com o reaproveitamento de ossos de peixes descartados em feiras livres para a produção de biojoias, porta-canetas e copos cerâmicos.
Durante três dias, as equipes do Desafio de Ideias trabalharam para melhorar ideias de negócio. Cada equipe apresentou sua proposta em um pitch de cinco minutos e um time de avaliadores atuou como potenciais investidores-anjo, fazendo questionamentos aos estudantes. No final, o Ifap levou o prêmio principal com o Ifish.
Fotos: Breno Menezes (Deice/Ifap)
Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria
Departamento de Informação, Comunicação e Eventos - Deice
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais