Ifap tem três unidades contempladas para montar espaços makers

Publicado: Quinta, 01 de Outubro de 2020, 20h22 | Última atualização em Terça, 06 de Outubro de 2020, 14h42

As unidades de Laranjal do Jari, Macapá e Oiapoque do Instituto Federal do Amapá (Ifap) tiveram seus projetos aprovados para a implantação de laboratórios makers. Os recursos para a aquisição dos equipamentos que compõem esses ambientes de aprendizagem são frutos da seleção nacional conduzida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

Os projetos, antes de serem encaminhados para a avaliação nacional da Setec, tiveram que participar de um edital interno do Ifap, que selecionou as três propostas da instituição através de processo conduzido pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi).

De acordo do o pró-reitor da Proeppi, Romaro Silva, “a excelente posição do Ifap com a aprovação de 3 projetos nos mostra que estamos no caminho certo para o fortalecimento da inovação em nossa instituição. Destaco que este resultado é fruto de um trabalho coletivo e que, embora esteja sendo capitaneado pela Proeppi, conta com o apoio dos campi, da Proen e de diversos setores do Ifap. Portanto, é um forte trabalho coletivo”.

Cada uma das unidades do Ifap selecionadas recebeu R$ 82.800,00 para estruturação dos ambientes makers. Os equipamentos estão em fase de licitação e poderão ser usados pelos estudantes assim que as atividades pedagógicas presenciais forem retomadas.

O que é um espaço maker?

É um ambiente colaborativo pensado e equipado para permitir o exercício da autonomia, da criatividade e da empatia na construção de soluções para um dado problema ou desafio. Para alcançar esses objetivos, os espaços makers podem ser entendidos como uma espécie de laboratório equipado com ferramentas tecnológicas digitais e analógicas.

O termo maker, nesse contexto, significa construtor, criador, fazedor de soluções. É um termo usado para demonstrar que os adeptos da cultura maker não são apenas consumidores de soluções e tecnologias. Eles as produzem e as compartilham, primando pela relação em rede.

Diretoria de Comunicação - Dicom