Processo seletivo tem 450 vagas em cursos técnicos

Publicado: Quinta, 07 de Janeiro de 2021, 13h58

Alunos de cursos técnicos integrados no campus Macapá (Foto: Arquivo Dicom/Ifap)

Alunos de cursos técnicos integrados no campus Macapá, em período anterior à pandemia (Foto: Arquivo Dicom/Ifap)

Concorrência será com base nas notas obtidas pelos estudantes até o penúltimo ano do ensino fundamental, ou seja, anteriores a 2020

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) abriu processo seletivo para 15 cursos técnicos integrados ao ensino médio, na modalidade presencial, para ingresso no primeiro semestre de 2021, nos campi Laranjal do Jari, Macapá, Porto Grande e Santana. São ofertadas 450 vagas destinadas a estudantes que concluíram – ou estão concluindo - o ensino fundamental. As inscrições ao PS Integrado 2021.1 serão realizadas no período de 13 a 26 de janeiro deste ano, na página processoseletivos.ifap.edu.br. Para acessar o edital e saber mais, clique aqui.

O candidato deve acessar a página do processo seletivo, clicar em “Processo Seletivo Integrado 2021.1”, selecionar o nível de ensino, modalidade, campus, curso e turno desejados. Deve ser feita uma única inscrição, podendo alterar as opções de curso dentro do período de inscrição. É preciso que o candidato informe, obrigatoriamente, o próprio CPF, e não dos pais ou de terceiros. A inscrição será validada após o pagamento de taxa no valor de R$ 10 ou após a homologação da isenção da taxa, a ser solicitada de 11 a 15 de janeiro.

Período de Inscrições

13/01 a 26/01/2021

Prazo de vencimento da GRU – Taxa de Inscrição

27/01/2021

Período para Pedido de Isenção do Pagamento da Taxa de Inscrição

11/01 a 15/01/2021

Resultado Final dos pedidos de Isenção da Taxa de Inscrição

25/01/2021

Homologação dos candidatos inscritos

A partir de 02/02/2021

Resultado provisório da análise documental

10/02/2021

Prazo para entrada dos recursos contra a homologação dos candidatos inscritos e resultado provisório da análise documental.

10/02 a 17/02/2021

Resultado final da análise documental e convocação para matrícula

A partir de 18/02/2021

01 a 04/03/2021

Concorrência

Sem provas, como vem ocorrendo nos últimos anos, o PS Integrado 2021.1 fará a seleção a partir do desempenho escolar (notas/conceitos) dos candidatos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, do 6º ano (antiga 5ª série), 7º ano (antiga 6ª série) e 8° ano (antiga 7ª série) do ensino fundamental, conforme detalhado no edital. As notas ou conceitos devem ser informadas no momento da inscrição e deverão ser comprovados somente durante a matrícula.

“Até por conta do atraso no ano letivo em todos os níveis de ensino devido à pandemia, os documentos que serão anexados (histórico escolar) serão dos anos anteriores a 2020, ou seja, do sexto ao oitavo ano. Não entram as notas e conceitos do ano letivo de 2020, que em muitas escolas do ensino fundamental ainda nem foi concluído”, explica o diretor de Processo Seletivo da Pró-Reitoria de Ensino do Ifap, Marcos Araújo Almeida.

Cotas

Conforme a legislação de cotas, 50% das vagas de cada curso são reservadas aos candidatos que estudaram, integralmente, em instituições públicas de ensino, identificados mediante as informações descritas no formulário de inscrição. Dessas 50%, a metade é reservada aos estudantes oriundos de famílias com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e superior a 1,5 salário mínimo per capita, para as cotas de autodeclarados pretos, pardos e Indígenas e de pessoas com deficiência.

Os cursos

Os cursos técnicos integrados são uma forma de ensino oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio na mesma instituição de ensino. As vagas estão abertas, neste processo seletivo, aos candidatos que comprovarem, no ato da matrícula, a conclusão total do ensino fundamental (etapa da educação básica), ou seja, ter concluído a 8ª série do ensino fundamental para o regime de 8 anos ou o 9º ano do ensino fundamental para o regime de 9 anos e ter a idade regular (14 a 17 anos) para ingresso no curso técnico de nível médio da área escolhida.

CAMPUS

VAGAS