Processos seletivos do Ifap inscrevem de 13 a 26 de janeiro

Publicado: Terça, 12 de Janeiro de 2021, 09h50

Imagem ilustrativa com o texto Processos Seletivos dos Cursos Técnicos e Superiores 2021.1

Candidatos aos cursos técnicos e aos cursos de nível superior devem preparar documentação escolar para anexar no sistema on-line de inscrições

Os dois processos seletivos abertos pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap) para ingresso de estudantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio e nos cursos superiores, no primeiro semestre de 2021, realizam as inscrições de 13 a 26 de janeiro. Os candidatos devem preparar a documentação escolar relativa aos anos anteriores a 2020 para anexar no sistema on-line de inscrições. Clique aqui para saber mais e se inscrever.

“É preciso ler com atenção o respectivo edital do processo seletivo para verificar quais os documentos devem ser anexados. Além do histórico escolar para quem fez o ensino regular, o Ifap aceita outras formas de certificação. No caso dos candidatos que querem se inscrever nos cursos superiores, por exemplo, eles podem usar certificados do ensino médio obtidos no Encceja e no próprio Enem. Nos dois processos, a exigência é de documentos relativos a notas e certificação anteriores a 2020, pois sabemos que o ano letivo passado em muitas instituições ainda nem terminou”, explica o diretor de Processo Seletivo da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Ifap, Marcos Araújo Almeida.

Sem provas, a seleção nos dois processos ocorrerá pela classificação do estudante com base no desempenho escolar (notas/conceitos) do ensino anterior, conforme detalhado nos editais. As notas devem ser informadas no momento da inscrição e deverão ser comprovadas com a apresentação do histórico escolar somente durante a matrícula.

Como se inscrever

Acesse a página processoseletivo.ifap.edu.br, clique em “PS GRADUAÇÃO 2021.1” ou em “PS INTEGRADO 2021.1”.

1° Selecione o Nível de Ensino, Modalidade, Campus, Curso e Turno desejados e clique em “INSCREVA-SE”

2° Digite o CPF (necessariamente do candidato e não dos pais ou de terceiros)

3° Informe os dados pessoais obrigatórios solicitados na Ficha de Inscrição

4° Indique se quer concorrer às vagas reservadas, conforme disposto no edital

5° Escolhe a modalidade do curso e tipo de histórico

6° Preencha todos os campos, relacionados ao histórico escolar, conforme o edital

7° Anexe, para análise documental, os documentos relacionados no edital.

8° Confirme os dados antes de finalizar a inscrição.

9° Clique na mensagem: “Declaro que li integralmente o edital. Declaro também que estou de acordo com todas as condições estabelecidas, não podendo alegar desconhecimento, em qualquer momento, das informações prestadas”.

Vagas

No total, o Ifap oferece 970 vagas, na modalidade presencial, ofertados nos campi Laranjal do Jari, Macapá, Porto Grande e Santana. São ofertadas 450 vagas em 15 cursos destinados a estudantes que concluíram o ensino fundamental em idade regular, ou seja, estão terminando agora em 2019 o último ano ou última série do ensino fundamental. E outras 520 vagas para 16 cursos de graduação a serem disputadas por quem já tem o ensino médio e quer conquistar o nível superior.

Conforme a legislação de cotas, 50% das vagas de cada curso são reservadas aos candidatos que estudaram, integralmente, em instituições públicas de ensino, identificados mediante as informações descritas no formulário de inscrição. Dessas 50%, a metade é reservada aos estudantes oriundos de famílias com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e superior a 1,5 salário mínimo per capita, para as cotas de autodeclarados pretos, pardos e Indígenas e de pessoas com deficiência.

Aulas

Os cursos ofertados nesses dois processos seletivos são na modalidade presencial, mas as aulas vão iniciar em março deste ano no sistema de ensino remoto emergencial, por conta da pandemia do coronavírus. Assim que as autoridades sanitárias e de vigilância à saúde determinarem que há segurança, o Ifap tomará as medidas necessárias para retomar as aulas no regime presencial.

Leia os editais de cada processo seletivo para saber mais:

Diretoria de Comunicação - Dicom