Semana dedicada a ciência e tecnologia será de 2 a 8 de outubro

Publicado: Segunda, 27 de Setembro de 2021, 11h57

Imagem com desenhos e o texto "18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e tema"

Ifap tem programação própria da SNCT 2021 nos canais virtuais, voltada a estudantes e a toda a comunidade

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) abre neste sábado (2/10), a partir das 9h30, no canal institucional do YouTube, a TV Ifap, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2021. Até a sexta-feira seguinte, dia 8 de outubro, serão dezenas de atividades voltadas à divulgação e à popularização do conhecimento científico e tecnológico. Toda a programação será no formato virtual, entre palestras, mesas-redondas, webnários, minicursos, oficinas e mostra cultural, promovidos pelos campi Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Pedra Branca, Porto Grande e Santana, além da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi). As inscrições começam no dia 28 de setembro e podem ser feitas diretamente na página da SNCT Ifap 2021. Clique aqui para acessar.

Confira também notícias relativas à programação em cada campus

A solenidade de abertura terá a participação da reitora Marialva Almeida, de pró-reitores e diretores-gerais dos campi, bem como da Comissão Organizadora da SNCT 2021. Em seguida, ocorrerá a conferência "Ciência aberta e dados de pesquisa", a ser proferida pela professora Bianca Amaro, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem o patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e se propõe a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País, com atividades de divulgação e popularização da ciência gratuitas e abertas à comunidade, realizados por instituições de pesquisa em todos os estados da federação. Os eventos que fazem parte da SNCT devem servir de estímulo à percepção do papel da ciência à sociedade e como instrumento de fortalecimento da educação formal (ensino fundamental I e II, ensino médio e educação tecnológica), não-formal e informal, visando à divulgação do conhecimento científico e tecnológico.

No Amapá, o Ifap é um dos realizadores. “Temos nos destacado a cada ano devido à ampla programação, com a participação de alto nível do corpo técnico e docente, bem como através das parcerias com diversas instituições públicas e privadas de todo Brasil. Vale ressaltar que em 2021 o Ifap foi contemplado com fomento do CNPq para realização da SNCT pelo quinto ano consecutivo. Isso reforça a importância que este evento tem para a difusão do conhecimento científico na região. Com a participação de todos os campi e Reitoria, a SNCT do Ifap alcança todo território amapaense”, afirma o presidente da comissão organizadora, Welber Andrade, diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Proeppi.

Para os estudantes e a comunidade, a SNCT é também uma oportunidade para conhecer mais os projetos científicos e de inovação desenvolvidos pelos alunos e servidores do Ifap. “O Ifap tem o compromisso e o reconhecimento por inserir seus alunos desde o nível médio (cursos integrados, Proeja e subsequentes) até o superior (cursos de graduação e pós-graduação) em atividades científicas e tecnológicas, sendo um diferencial na oferta educacional no Amapá”, destaca Welber Andrade.

Confira a programação completa, clique aqui.

Diretoria de Comunicação - Dicom