Terceiro dia da SNCT do Ifap mostra abrangência da IA

Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2020, 14h23 | Última atualização em Quinta, 22 de Outubro de 2020, 15h31

A programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de ontem (21/10) iniciou às 8h30, com a transmissão, pelo Facebook, da palestra “Inteligência artificial: estratégia de inovação do agronegócio em momentos de pandemia”, que foi ministrada pela professora Raquel Nominato Araújo, do Instituto Federal de Sergipe (IFS). A palestrante, que já foi do quadro do Instituto Federal do Amapá (Ifap), onde chegou a coordenar o curso Técnico de Agroecologia no Campus Porto Grade, afirmou que a inteligência artificial é um tema muito antigo, sendo abordado em filmes antes mesmo de existir. Mas hoje é uma realidade em diferentes atividades, inclusive no agronegócio no Brasil, onde 67% das propriedades agrícolas já adotam algum tipo de inovação tecnológica.

“A tecnologia veio para sanar alguns problemas e não parou ao longo dos anos. As máquinas não vieram substituir a mão de obra humana, mas facilitar o processo, desde a produção até a chegada do produto ao consumidor”, afirmou Raquel Nominato. “Hoje vivemos um novo conceito de agricultura, que é a agricultura de precisão, onde a tomada de decisão é rápida a fim de elevar a produtividade”, completou.

Ainda pela manhã, com transmissão pelo canal TVIfap no Youtube, aconteceu a palestra “Sustentabilidade e agricultura inteligente”, conduzida por Aline Michelle da Silva Barbosa, doutoranda em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Depois de lembrar aos participantes os conceitos de desenvolvimento sustentável e agricultura sustentável, bem como os dados científicos sobre o clima mundial, ela apresentou um panorama dos tipos de manejo que aumentam a produção e, ao mesmo tempo, conservam o solo.

A programação do Campus Avançado Oiapoque trouxe a palestra “Inteligência Artificial na Logística 4.0”, ministrada pelo docente da unidade Aldrian Lima da Silva, que tratou de conceitos relacionados à evolução da logística tradicional. Segundo ele, “ a premissa básica dessa mudança é a necessidade de investimentos em mais tecnologias para conseguir aumentar a produtividade, os resultados e diminuir os custos”.

A segunda atividade do dia da unidade do Ifap em Oiapoque foi uma análise dos filmes A.I. - Inteligência Artificial (2001), direção de Steven Spielberg; e Ela (Her – 2013), com direção de Spike Jonze, feita pela docente Lilian Lobato do Carmo, que evidenciou a forma como a inteligência artificial é construída nos enredos das obras.

No período noturno, o Campus Agrícola Porto Grande transmitiu, pelo canal TVIfap no Youtube, a palestra do professor Daniel Pereira Pinheiro (Ufra) intitulada “Qualidade física e controle da compactação do solo”. Fazendo um paralelo com o corpo humano, ele explicou que o solo também apresenta um DNA, estando associado à sua minerologia. “Para entender o solo, temos que entender a sua genética”, afirmou.

Vinculado administrativamente ao Campus Agrícola Porto Grande, o Centro de Referência em EaD Pedra Branca do Amapari realizou a mesa-redonda “A I.A como instrumento do desenvolvimento sustentável”,  que reuniu pesquisadores da Universidade Federal do Amapá (Unifap), professor Policarpo Júnior, da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), professor Djadson Coelho, e do Instituto Estadual de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), pesquisador Patrick Cantuária, com destaque para a apresentação, por este, da versão beta do aplicativo Flora Conect, uma ferramenta produzida no Amapá para catalogação de espécies da flora.

Fechando o terceiro dia de programação da SNCT, tivemos uma agrônoma falando de economia, o que pode  parecer, no mínimo, inusitado, mas alguns minutos da palestra da professora Rafaelly Suzanye da Silva Santos (Ufra) bastaram para que os participantes pudessem entender que o assunto pode e deve ser familiar a todos os profissionais. Ligados no canal TVIfap, no YouTube, desde as 20h30, estudantes, professores, técnicos e demais profissionais ouviram que sonhos têm preços e se tornam viáveis quando sabemos os custos e o prazo que precisamos para realizá-los.

Para quem não pôde acompanhar ao vivo as transmissões, as gravações de todas as palestras estão disponíveis tanto no Facebook quanto no Youtube e podem ser acessadas livremente. A programação da 17ª SNCT continua até o dia 23/10 e ainda é possível se inscrever para as atividades restantes, com direito a certificação, clicando aqui.

Diretoria de Comunicação - Dicom