Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Conif defende realização do Enem em maio de 2021

Publicado: Quinta, 09 de Julho de 2020, 15h48 | Última atualização em Quinta, 09 de Julho de 2020, 16h48

 

O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem, 8/7, sua decisão de realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 17 e 24 de janeiro, para os estudantes que optaram pela prova impressa, e dia 31 de janeiro e sete de fevereiro de 2021, para quem se inscreveu para fazer a prova digital.

Em resposta a essa divulgação, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), do qual o Ifap é membro, publicou nota defendendo que o Enem seja realizado apenas em maio de 2021 para minimizar o impacto da pandemia principalmente entre os estudantes de menor renda. Leia a nota do Conif na íntegra:

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), após entendimento firmado no âmbito das unidades que integram a Rede, e em respeito à deliberação das entidades de representação estudantil em nível nacional, se posiciona pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio em maio/2021, em defesa do direito ao acesso ao ensino superior, dos estudantes brasileiros, em igualdade de condições, em especial aos que estão em situação de vulnerabilidade social.

A decisão de antecipar o ENEM para janeiro/2021 aumenta as desigualdades de acesso ao ensino superior, entre estudantes de diferentes classes sociais, e prejudica os mais pobres (80,9% deles matriculados nos sistemas públicos, segundo dados do INEP), à medida que agrava os efeitos sanitários do cenário epidemiológico, nas dimensões orgânicas física e mental, reduz o seu tempo de preparo para o certame e subtrai a decodificação da plataforma programática regular. O Conif, portanto, coerente com sua missão de fortalecer a Educação Profissional, Científica e Tecnológica pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada, defende de forma enfática que o ENEM seja aplicado em maio de 2021, de modo a oferecer condições mais igualitárias e equitativas de acesso à Educação Superior aos estudantes brasileiros.

 

Brasília, 8 de julho de 2020

Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)

 

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos - Deice
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

registrado em:
Fim do conteúdo da página