Editora do Ifap lança livro sobre etnomatemática

Publicado: Sexta, 03 de Julho de 2020, 15h46 | Última atualização em Domingo, 05 de Julho de 2020, 14h00

A Editora do Instituto Federal do Amapá (Edifap) acaba de publicar seu primeiro livro intitulado Etnomatemáticas em Vários Contextos. A publicação foi organizada pelos professores José Roberto Linhares de Mattos e Romaro Silva e é composta por 270 páginas com artigos de 16 autores. A obra terá tiragem de mil exemplares físicos e será distribuída também no formato de e-book, que pode ser acessado clicando aqui.

De acordo com José Roberto Linhares de Mattos, uma das referências no Brasil em estudos de etnomatemática, a obra ressalta “questões importantes e relevantes em contextos culturais e educacionais.  Essas questões têm como foco a educação indígena, educação escolar indígena, cultura quilombola, educação rural e formação de professores, na vertente do Programa Etnomatemática. Com certeza, o livro contribuirá auxiliando os leitores no conhecimento e aprofundamento dos assuntos abordados”, ressalta.

Essa visão é corroborada por Romaro Silva: “Esse produto final representa um significativo avanço na base de dados das pesquisas do Ifap. O interessante é que a obra ressalta aspectos importantes dos povos tradicionais do Amapá e coloca a Etnomatemática em papel de destaque. Esperamos que essa obra colabore com pesquisas nessa área no país e que divulgue o Ifap e o Amapá”.

A publicação do trabalho reflete um processo de estruturação administrativa da Edifap iniciado no final de 2019, que, segundo o então pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Themístocles Raphael Gomes, “inciou com a nomeação de Alexandre Rufino como responsável pela editora, com contribuição técnica e administrativa do professor Victor Hugo e  com a nomeação do Conselho Editorial, que, sem dúvidas, foi imprescindível para a definição dos fluxos pelos quais as publicações devem passar até serem publicadas pela editora. O resultado desse processo está materializado nesta obra sobre etnomatemática, que é fruto de um trabalho que envolveu diversos servidores e setores do Ifap”.

O processo de elaboração do projeto gráfico e diagramação da obra é assinado pelo servidor do Departamento de Informação, Comunicação e Eventos (Deice), Ivan Gomes, que trabalhou remotamente em função da paralisação das atividades presenciais dos servidores do Ifap em consequência da Covid-19.

A reitora do Ifap, Marialva Almeida, destaca “que a publicação dessa obra é mais uma demonstração do empenho que o Ifap está fazendo em meio a essa crise de saúde em que estamos vivendo. Nossos servidores têm se empenhado, trabalhando de suas residências, para manter nossa instituição funcionando e até ampliando suas ações, como demonstra esse livro sobre etnomatemática. Uma obra que traz reflexões muito importantes sobre os saberes matemáticos desenvolvidos no dia a dia de nossa cultura”.