Ifap abre mais de 140 vagas de bolsistas no programa Novos Caminhos

Publicado: Quinta, 18 de Junho de 2020, 11h24
São 116 oportunidades para professor formador e 28 para profissionais da equipe multidisciplinar, que irão atuar em cursos FIC a distância de junho a setembro deste ano

O Instituto Federal do Amapá (Ifap), através da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), abriu 116 vagas de bolsistas para professor formador e 28 vagas para equipe multidisciplinar, além de cadastro de reserva, para atuação em Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) a distância do programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação. Os profissionais selecionados serão remunerados na forma de concessão de bolsas, em conformidade com a Lei nº 12.513/2011 e com a Portaria do MEC nº 1.152 de 2015, considerados os valores de R$ 50 hora/aula para professor formador e de R$ 18 ou R$ 36, de acordo com a função, para a equipe multidisciplinar. As inscrições ocorrem em plataforma digital (on-line) de 18 a 22 deste mês. Para ler os editais, fazer inscrição e saber mais, clique aqui.

Os processos seletivos são regidos pelos editais Proext/Ifap n° 4/2020 e Proext/Ifap n° 5/2020 e são destinados a servidores do Ifap e a profissionais da comunidade externa. O prazo de execução dos serviços será de acordo com a realização dos cursos FIC Novos Caminhos, cuja previsão de finalização é setembro de 2020, podendo ser prorrogado e/ou alterado conforme necessidade institucional.

Para professor formador, as vagas são para os componentes curriculares: Informática Básica, Matemática Aplicada, Português Instrumental, Legislação e Segurança no Trabalho, Fundamentos de Logística, Logística Reversa, Gestão de Transportes, Sistemas de Informações Logísticas, Matemática Básica, Empreendedorismo, Princípios de Administração, Noções de Gestão Financeira, Gestão de Produção e Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Arquivos, Qualidade de Vida e Trabalho, Desenho Técnico, Leitura e Interpretação de Projetos Arquitetônicos, Desenho Auxiliado por Computador, Modelagem Tridimensional e Noções de Tratamento de Imagens, Ambientação em EaD, Ferramentas e Equipamentos Utilizados em Montagens de Painéis Elétricos, Simbologia Utilizada em Projetos Elétricos Industriais e Comandos Elétricos, Práticas de Medições de Esquemas Elétricos, Leitura e Interpretação de Projetos Elétricos de Baixa Tensão, Montagem de Painéis Elétricos de Motores Elétricos, Aplicativos de Escritório e Ferramentas de Internet, Instalação e Configuração de Softwares, Sistemas Operacionais Windows e Linux, Ética e Orientação Profissional, Legislação sobre Resíduos Sólidos, Classificação dos Resíduos Sólidos, Gestão e Gerenciamento de RSD: Panorama no Brasil e no Mundo, Gestão e Gerenciamento de RSD: Prevenção da Poluição, Coleta, Transporte, Acondicionamento, Tratamento e Disposição Final, Gestão e Gerenciamento de RSD: Coleta Seletiva, Usinas de Triagem/Compostagem, Disposição Final: Lixão, Aterro Controlado e Aterro Sanitário, RSI: Tipos, Classificação. Panorama no Brasil. Tratamento. Disposição Final, RSS: Panorama no Brasil. Tratamento. Disposição Final, Patrimônio Histórico e Cultural, Culturas Populares, Políticas Culturais, Produção Cultural, Desenvolvimento Orientado de Projeto Cultural.

Na equipe multidisciplinar, o processo seletivo tem vagas para as seguintes funções: pedagogo, tutor a distância, designer instrucional, produtor de material multimídia, editor de vídeo, apoio atendimento educacional especializado e apoio administrativo.

Todos os profissionais deverão contar com recursos próprios de infraestrutura tecnológica, ou seja, equipamentos, softwares e acesso à internet para cumprir as atribuições e desenvolver as atividades inerentes à sua função. No caso de servidor, não poderá estar em gozo de qualquer licença ou afastamento de suas atividades profissionais, bem como ocupar Cargo de Direção (CD) ou equivalente no serviço público.

A seleção ocorrerá em fase única, de caráter eliminatório e classificatório, na qual serão verificados e analisados documentos e informações fornecidos pelos candidatos exclusivamente por meio do formulário de inscrição, considerando-se também a tabela de pontuação especificada nos editais. Serão calculadas as pontuações apenas dos candidatos que apresentarem todos os documentos obrigatórios. Será considerada, para fins de pontuação, a experiência profissional obtida durante o interstício de 2015 a 2020.

Publicação do edital

Impugnação ao edital

até 19/6

18 a 22/6