Unidades do Ifap se unem em evento on-line no dia do Scratch

Publicado: Quinta, 30 de Abril de 2020, 22h49 | Última atualização em Sexta, 01 de Maio de 2020, 12h45

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizará no próximo dia 9 de maio o III Scratch Day, evento que será todo on-line com programação conjunta de suas unidades. O Scratch Day é uma iniciativa da comunidade tecnológica e educacional para se comemorar a plataforma de programação gratuita Scratch, por meio de eventos no Brasil e em diversos países. Em função da suspensão das aulas, motivada pela pandemia do novo coronavírus, o evento, este ano, será realizado por meio dos canais oficiais do Ifap no Faceboock e YouTube. A inscrição pode ser feita aqui, no período de 1 a 8/5.

O objetivo do dia do Scratch é proporcionar aos estudantes e à comunidade em geral o despertar para a curiosidade criativa e a aprendizagem sobre programação do pensamento computacional, contribuindo com a formação acadêmica e o desenvolvimento pessoal de todos. Apesar de o evento estar voltado para estudantes do Ifap, a programação está aberta à participação da comunidade externa, sendo uma realização da Pró-Reitoria de Extensão do Ifap (Proext), com a execução de docentes e técnicos da Proext e dos campi Laranjal do Jari, Porto Grande e Santana, coordenados pelos respectivos departamentos de Pesquisa, Extensão e Inovação (Depex).

A primeira parte do evento, que iniciará às 9h, está composta de boas-vindas, informes sobre as regras de certificação e participação, orientações sobre sorteios nos intervalos e sobre o desafio a ser lançado. A programação de abertura será a mesa-redonda “Tecnologia e Informática no mundo atual: da organização das atividades cotidianas às conjunturas pós-pandemia”, mediada pela pró-reitora de Extensão, Érika Bezerra, e debatedores dos campi Porto Grande, Laranjal do Jari e Santana.

A programação segue com as oficinas “Introdução ao Scratch: Conceitos e Funcionalidades”; “Ensino Aprendizagem Criativa: Scratch no Ensino de Biologia”; “CoSpace: Robótica Virtual”; palestras “A utilização do Scratch na Educação Ambiental” e “A utilização da Informática durante a pandemia de Covid-19”, também sorteios de brindes nos intervalos, encerrando com a apresentação do vencedor do Desafio.

Os interessados em participar do desafio deverão acessar a plataforma do Scratch, e resolver o desafio proposto. Após concluir, ir até a ferramenta compartilhar (share), incluir o nome do desafio e o nome completo do participante, clicar no botão “copiar ligação” e enviar este link para comissão avaliadora através do e- mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (incluir no título do e-mail a palavra DESAFIO).

Para que o participante receba a certificação, deverá se inscrever na atividade desejada e participar da transmissão até o final. Todos os requisitos necessários à certificação se encontram na página de inscrição do evento. A comissão avaliadora ficará responsável pelo monitoramento dos participantes.

Keila Gibson, jornalista com campus Laranjal do Jari