Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Centro de Referência em EaD Pedra Branca do Amapari

 

Para profissionalizar e dar oportunidade de inserção no mundo do trabalho para jovens e adultos que já tenham o ensino médio, o Centro de Referência em Educação a Distância em Pedra Branca do Amapari oferta cursos técnicos de Nível Médio, na forma subsequente e modalidade a distância, além de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) que atendem concluintes do ensino fundamental II.

O ingresso nos cursos técnicos ocorre no segundo semestre de cada ano letivo e através de processo seletivo. Para saber como ingressar, acesse a página Processos Seletivos no Portal do Ifap.

Já o ingresso nos cursos FIC obedece a calendário próprio e a divulgação ocorre localmente.

 
 
Endereço
Avenida Francisco Dutra, s/n, Bairro Central
 
Histórico
O Centro de Referência em Educação a Distância em Pedra Branca do Amapari foi implantado pelo Instituto Federal do Amapá no segundo semestre de 2014. O primeiro curso ofertado foi o de Técnico em Logística (na modalidade subsequente), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com 40 vagas. A aula inaugural ocorreu no dia 15 de setembro de 2014.
 
A criação do Centro ocorreu a partir da doação do prédio pela Prefeitura de Pedra Branca do Amapari, com aprovação da Câmara dos Vereadores, e o apoio do Tribunal de Justiça. A doação do prédio se deu através do projeto de lei n° 011/2014 do executivo municipal, aprovado por unanimidade pelos vereadores, no dia 2 de junho de 2014.
 
Estrutura
A estrutura física do centro está assim composta: três salas de aula, dois laboratórios de informática, quatro banheiros (2 masculinos/ 2 femininos), dois banheiros acessíveis para portadores de necessidades especiais (masculinos/femininos), sala administrativa, sala do setor pedagógico, sala do setor de tecnologia da informação, sala de professores e coordenações de cursos, hall de entrada, lanchonete, copa e salão.
 
                                                                  
 
Administrativamente, o centro está ligado ao campus Porto Grande.
 
Equipe
Orian Vasconcelos Carvalho (Coordenador de Apoio do C.R.EaD e professor de Gestão Ambiental)
Natália Lopes Picanço (pedagoga)
Ageane Lígia Aranha Braga (professora de Matemática)
Brenno Marlon Oliveira da Silva (professor de Direito)
José Renato Marques Batista (professor de Língua Portuguesa)
Sheila Cristina Cunha Maués (professora de Gestão) 
Cursos ofertados
 
 

 

 
Sobre o município de Pedra Branca do Amapari
 
O município de Pedra Branca do Amapari está localizado no centro-oeste do estado do Amapá. Foi criado em 1 de maio de 1992 e tem suas origens ligadas à exploração de ouro pelos samaracás, uma tribo primitiva da Guiana Francesa.
 
Mais recentemente, seu desenvolvimento esteve ligado à história de garimpagem no rio Cupixi e à ferrovia Santana/Serra. Outros aspectos ligados ao crescimento desse município situam-se na expansão de suas fronteiras agropecuárias e na própria ampliação da exploração mineral.
 
Tem uma população estimada em 14.560 habitantes (IBGE 2016), o que revela um alto crescimento populacional, já que em 2010 tinha 10.773 moradores (IBGE 2010).
 
A área de Pedra Branca do Amapari é de 9.495 km², grande parte coberta com florestas densas, o que resulta numa densidade demográfica de apenas 0,50 hab/km². Lá se situam partes da Serra de Tumucumaque, um dos pontos mais altos do Amapá, e da área indígena dos Waiãpi, totalmente demarcada.
 
Fontes: IBGE (cidades.ibge.gov.br) e Wikipedia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra_Branca_do_Amapari)
Fim do conteúdo da página