Estágio e Egressos

Estágio

O estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando os cursos de ensino regular no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá.

O estágio consiste em atividade pedagógica cujo propósito está em conformidade com a Lei nº 11.788, de 28/09/2008, devendo:

I – ser realizado sob a responsabilidade e coordenação da instituição de ensino, nos termos da legislação vigente;

II – proporcionar experiência acadêmico-profissional que vise à preparação para o trabalho produtivo;

III – oportunizar o aprendizado de competências da atividade profissional e a contextualização curricular;

IV – preparar o aluno para a cidadania e para o mundo do trabalho.

O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do Projeto Pedagógico do Curso.

Acesse aqui a Regulamentação de Estágio do Ifap, RESOLUÇÃO N° 20/2015/CONSUP/IFAP http://www.ifap.edu.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=2315&tmpl=component&format=raw&Itemid=72

Acompanhamento de Egressos

Caro egresso, visando manter banco de dados, para conhecer a sua situação profissional, os índices de empregabilidade e a inserção no mundo do trabalho associada à sua formação profissional, bem como conhecer seus interesses referentes à continuidade dos estudos após a conclusão do curso, disponibilizaremos um questionário de acompanhamento de egressos online.

Sua participação nesse processo é de fundamental importância, e nos fornecerá subsídios para avaliação contínua dos métodos e técnicas didáticas e dos conteúdos empregados pela Instituição no processo ensino-aprendizagem. As informações fornecidas também auxiliarão o planejamento de programas, projetos e atividades acadêmicas promovidas pelo Ifap, contribuindo para a sua formação profissional, além de atividades artísticas, culturais, desportivas, cientificas e tecnológicas que visem a integração dos egressos com a comunidade acadêmica do Ifap.

O Acompanhamento de Egressos está fundamentado no entendimento de que a educação é um processo contínuo e como tal, possibilita que o egresso encontre na instituição um espaço de atualização do conhecimento, de ampliação e fortalecimento das relações, permitindo que a instituição desenvolva mecanismos de avaliação e renovação permanentes.